A importância do colágeno para nossa saúde e beleza

Todos sabemos que após uma certa idade nosso metabolismo começa a mudar inevitavelmente. Alterações na pele são os indicativos mais evidentes do processo de envelhecimento. Começam a aparecer na pele umas linhas fininhas e, depois se tornam mais profundas, já não tem o mesmo viço… e isso é tudo natural do nosso organismo e acontece porque após uma certa idade o corpo para ou diminui a produção de certas substancias químicas. Uma dessas importantes substâncias é o colágeno, uma proteína que está presente em todas as cartilagens, ossos, tendões, articulações, pele. Quase 30% do conteúdo protéico do organismo humano é constituído por colágeno. 
 
A partir dos 25 anos a produção de colágeno pelo corpo começa a diminuir cerca de 1% ao ano e, aos 50 anos cerca de somente 35% ainda é produzido. E, para nós mulheres, a perda é ainda mais acentuada. Ainda não existem estudos conclusivos que mostrem porque acontece essa mudança no metabolismo do colágeno e que causa a diminuição de sua produção. 
A falta de colágeno no organismo causa tendinites, fraqueza muscular, das unhas e dos ossos, dores nas articulações. Além disso, a pele perde elasticidade, fica mais flácida e surgem as temidas rugas e acentuam-se linhas de expressão.


Obtenção e absorção do colágeno a partir dos alimentos

Hoje em dia existem diversos tratamentos estéticos e uma infinidade de produtos que prometem prevenir ou praticamente reverter essa situação, fazendo a pele ficar mais lisinha novamente. No entanto, uma boa alimentação e suplementação é parte essencial para que os efeitos da perda de colágeno sejam minimizados no corpo todo. Não adianta nada querer passar cremes caríssimos no rosto para tentar melhorar a pele se sua alimentação não for adequada. 
fontes de colágeno
As proteínas de origem animal (carnes vermelhas e brancas, leite e ovos) são fontes ricas em colágeno. A gelatina e a alga nori também são ótimas opções para aumentar a ingestão dessa proteína.
Se preferir você pode ingerir suplementos de colágeno em cápsulas ou mesmo em pó misturando-o com água. Mas sempre verifique se o suplemento contém também vitamina C ou ingira uma fonte dessa vitamina junto com o colágeno. No entanto, é sempre bom ter um acompanhamento profissional sempre que se precisar ou quiser fazer esse tipo de suplementação. 
 absorção do colágeno
A vitamina C estimula a produção de colágeno pelo organismo. Isso acontece porque a vitamina C contém uma substância chamada ácido cítrico que ativa a enzima que catalisa (acelera) o processo de produção de colágeno. Então consuma bastante cereais, frutas e verduras (feijão, grão de bico, limão, kiwi, abacate, tomate, couve, cenoura…. etc…)
Você pode optar também pelos famosos suplementos de vitamina C vendidos em farmácias. No entanto, mantendo uma alimentação balanceada com alimentos naturais você não só vai consumir a vitamina C mas como diversas outras substâncias muito importantes para a saúde. #ficaadica
 Colágeno - elementos essenciais
Se atentar aos minerais também é importante pois o selênio, zinco, cobre e silício tem a função de manter as células integras e atuam também na preservação do colágeno no organismo por mais tempo. Aí vai uma listinha de alguns alimentos que contém esses minerais:
Selênio: tomate, alho, aves, nozes, cereais e frutos do mar.
Zinco: Carnes, peixes, ovos, soja, ervilhas  gérmen de trigo. 
Cobre: Fígado, nozes, trigo integral, ervilha, maçã, coco e pêssego. 
Silício: manga, abacaxi, tangerina.

Os cosméticos e o colágeno

Existem também cosméticos com concentrados de Vitamina C que são bastante eficientes. Eles vão atuar localmente estimulando a produção de colágeno pela pele e combatendo a formação de radicais livres evitando o envelhecimento. Além disso, melhoraram o tônus, textura e claream a pele. No entanto, a vitamina C é uma substância altamente instável e que facilmente oxida e perde suas propriedades. Dessa forma, ela não pode ser misturada a qualquer produto e por isso é tão cara. Para preservar sua integridade, a Vitamina C deve ser combinada a outras substâncias como glicose, magnésio e silício, que funcionam como veículo e evita sua degradação. Em geral, concentrações maiores de 20% de Vitamina C são ineficazes para a pele.
 
Eu particularmente estou usando o Serum da Ole Henriksen: Truth Serum Vitamin C Collagen Booster. Estou gostando muito de como minha pele está ficando! Notei que a textura está muito melhor, a pele mais radiante e macia! Eu ganhei uma amostra grátis e com certeza vou comprar o frasco normal. Realmente é um dos produtos cosméticos que não vou mais deixar de usar.
Este serum é indicado para todos os tipos de pele pois tem uma textura super leve, não é oleoso e é absorvido super bem e rapidamente pela pele. Sua composição conta com:
Complexo de Vitamina C: antioxidante que irá promover a produção de colágeno e firmar a pele.
Extrato de chá-verde: protege e previne contra os danos causados por radicais livres.
Hialuronato de sódio: ajuda a hidratar e manter a hidratação da pele.
Vitamina E: ajuda a curar, restaurar e nutrir a pele.
 
Desta forma o serum de vitamina C pode ser combinado com outros cosméticos de tratamento. 
Este Serum não é vendido no Brasil e custa $48 nos EUA (infelizmente). 
Eu já vi diversas marcas no Brasil como Natura e Adcos que vendem produtos contendo vitamina C, mas eu não testei esses produtos. 
Eu já vi uma receita na internet ensinando a você fazer seu próprio serum de vitamina C, achei bem interessante, mas quando vi os comentários achei que as pessoas estavam tendo muitos problemas em fazer, encontrar os ingredientes e em estabilizar o produto. Então, achei melhor nem compartilhar.
 
Bom, acho que essas informações dão uma boa ideia de como o colágeno é importante para nossa saúde e beleza
Caso vocês saibam de mais coisas, por favor, comentem! Vou ficar muito feliz em aprender mais!
 
Beijos
Fonte das imagens: http://www.stockvault.net e http://secretos88.rssing.com/chan-10490569/all_p7.html
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. […] A importância do colágeno para nossa saúde e beleza […]

  2. […] A importância do colágeno para nossa saúde e beleza […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *