Um guia prático sobre lentes de contato coloridas

Olá pessoal!

Quem aí nunca teve vontade de mudar a cor dos olhos? Quase sempre “culpamos” nossos pais por não nos presentear com olhos azuis ou verdes que nossos avós e tios (e as vezes até mãe ou pai) tem e tanto desejaríamos ter também! Esse é meu caso! Por parte de mãe, TODOS tem olhos claros.. inclusive minha mãe, que tem olhos verde esmeralda maravilhosos! No entanto, fui puxar a família do meu pai, com olhos castanhos! Mas agora meu “problemas” acabaram, e o de vocês também! haha Tive a oportunidade de testar lentes de contato coloridas graças a mais nova parceria do blog com a Minha Ótica Online!

A Minha Ótica Online me mandou um kit contendo as lentes coloridas que escolhi, as caixinhas e uma bolsinha para guardar as lentes e também a solução Opti-Free para limpeza, desinfecção e conservação das lentes! Amei o kit, muito obrigada Minha Ótica On-line!

lentes-de-contato-coloridas-bela-e-fit-by-may

Eu recebi as lentes de contato Natural Colors da marca Solótica, que após várias pesquisas descobri que é uma das melhores do mercado. Essas lentes mudam a coloração dos olhos porém de uma maneira natural, são gelatinosas feitas de Polymacon e tem uma espessura de 0,1 mm, ou seja super fininha! Achei que são super confortáveis e de fato dão um ar de olhos naturais. A lente é translúcida e sua cor acaba se misturando com a cor natural dos seus olhos, por isso que a mudança de aparência final não é chocante!

lentes-natural-colors-bela-e-fit-by-may

lentes-natural-colors-bela-e-fit-by-may

A caixa contém 1 par de lentes gelatinosas, uma em cada potinho de vidro, imersas em uma solução salina, 1 caixinha para guardar as lentes e manual de uso. Essas lentes são de troca anual.


Como eu era leiga no assunto, fui logo buscar informações profissionais e também com amigos que já usavam lentes e consegui montar um roteirinho sobre várias informações importantes sobre lentes de contato!

1- Procure um oftalmologista

Sempre que tiver a intenção de usar lentes de contato, coloridas ou não, deve-se procurar um oftalmologista para que ele dê todas as informações necessárias de como colocar e retirar as lentes, higiene e conservação para você usá-las com segurança e preservar sua visão. Caso você precise de lentes de contato que corrijam problemas como astigmatismo, miopia, etc, não se deve usar a mesma prescrição que você tem para óculos, ou seja, a prescrição precisa ser específicas para suas lentes de contato. Algumas vezes as lentes devem ser feitas sob medida para o seu caso, variando a curvatura e grau,  então não compre quaisquer lentes antes de obter orientação médica.

2- Pesquise sobre as marcas e o visual que você quer obter

Sempre peça orientação ao seu oftalmologista e a seus amigos sobre as marcas que eles recomendam, assim com certeza você irá obter um produto de qualidade. Além disso, é interessante você definir qual o visual final que quer obter com as lentes de contato coloridas. No meu caso eu preferi algo mais natural e uma mudança mais discreta, para não me estranhar e nem chocar a sociedade (hehe). No entanto, existem lentes coloridas que causam uma mudança mais significativa, inclusive aquelas que são todas vermelhas, brancas ou de algum formato específico que podem ser usadas em festas temáticas e até em reuniões de Cosplay!  Assim, tem para todos os gostos e ocasiões, só é preciso escolher qual a sua intenção!

3- Higiene acima de tudo!

Ao manusear as lentes, para colocá-las ou retirá-las, as mãos devem estar extremamente limpas, afinal, estamos falando de um procedimento bastante delicado e que deve ser o mais cuidadoso possível para evitar infecções e inflamações dos olhos. As lentes também devem estar desinfetadas e limpas sempre com a solução apropriada (como o Opti-Free). Deve-se jogar fora o líquido na qual a lente vem imersa e também nada de lavar a lente em água e colocá-las nos olhos. Sempre que for guardar as lentes use a solução recomendada pelo seu oftalmologista para limpa-las e também para cobri-las nos potinhos apropriados (veja nas fotos acima), deixando-as sempre úmidas. Troque a solução dos potinhos toda vez que você utilizar as lentes ou então a cada 2 a 3 semanas.
Encontrei no site da Natural Colors um vídeo muito interessante mostrando como higienizar e colocar lentes flexíveis e rígidas.

4- Adaptação e tempo de uso

A adaptação é gradativa para que seus olhos acostumem com as lentes, que em geral ressecam os olhos, e a probabilidade de irritação diminua. No primeiro dia, use a lente durante uma hora e tire, no segundo dia 2 horas, assim por diante, até chegar a 8 horas. Daí então você pode usar as lentes de 8 a 14 horas por dia (máximo recomendado). Quem usa lentes de contato coloridas deve ter um cuidado especial pois os pigmentos presentes nas lentes evitam uma correta oxigenação da córnea e isso pode trazer uma sensação de desconforto, como se tivesse algum cisco nos olhos. Por isso, é muito importante que sejam respeitados os limites de uso e que as lentes sejam retiradas antes de dormir para evitar um maior risco de infecções oculares! Atente-se também ao prazo de validade da lentes, ou seja, se elas forem descartáveis não é possível reutilizadas, se devem ser trocadas a cada 3 meses ou 1 ano, não hesite em fazê-lo.

 

5- Não use qualquer colírio lubrificante

Você pode sentir a necessidade de usar um colírio lubrificante para melhorar a sensação de secura nos olhos que pode ser ocasionada por baixa umidade do ar, por exemplo. No entanto, não é qualquer colírio que pode ser usado com lentes de contato. Muitos deles contém conservantes que prejudicam as lentes de contato, diminuindo seu tempo de vida útil ou até impossibilitando o uso das lentes novamente. Existe uma lista dos colírios que são apropriados (veja aqui), e dentre eles eu indico o Lacrifim pois é o que eu uso e gosto bastante.

 

6- Os riscos da má utilização das lentes de contato

Podemos citar diversos problemas que podem acontecer caso haja má utilização das lentes. Por isso, retorno a enfatizar, é muito importante que você siga as orientações de seu oftalmologista! Em geral, a falta de higiene e o uso incorreto das lentes são as causas dos problemas abaixo:

  • Sensação de olhos secos
  • Dor nos olhos
  • Alergias
  • Conjuntivite
  • Ceratite
  • Infecção ocular
  • Úlcera corneana
  • Secreção acumulada na córnea
  • Caso extremo: Perfuração ocular

Por isso é muito importante fazer o uso consciente de lentes de contato, sejam elas coloridas ou não, sempre visando preservar a saúde dos olhos e evitar problemas graves.

 

7- Lentes de contato e maquiagem

  • Sempre coloque suas lentes de contato antes de fazer a sua maquiagem, com as mãos bem limpas.
  • Tente usar produtos hipoalergênicos para os olhos, dentro da validade e não compartilhe esses produtos e pincéis de maquiagem com suas amigas para evitar contaminação da lente.
  • Cuidado com as sombras em pó que “voam” e podem entrar no seu olho e causar uma irritação, então sempre tire o excesso de produto do pincel antes de aplicar na pálpebra.
  • Aplique as sombras, lápis e delineadores sempre com movimentos suaves para evitar deslocar as lentes.
  • O lápis na linha d’água deve ser evitado para evitar obstruir as glândulas presentes no local e evitar inflamações.
  • Escolha máscaras de cílios resistentes á água, não a prova d’água pois são de difícil remoção e deixa resíduos, e que não deixem grânulos nos cílios que podem se soltar e entrar nos olhos.
  • Retire as lentes antes de retirar a maquiagem e limpe-as muito bem para retirar qualquer resíduo de maquiagem que estiver aderido a ela.
  • Remova a maquiagem dos olhos com um sabonete para bebê ou demaquilante hipoalergênicos ausentes de óleo.
  • Sempre que for usar sprays de cabelo, feche os olhos para evitar que o produto grude nas lentes. Nunca faça procedimentos com produtos químicos, como escova progressiva, relaxamento, etc, usando as lentes.

Finalmente, esse é o meu look com as lentes! A cor escolhida foi a Grafite, que apesar da cor original ser mais cinza, nos meus olhos ficaram um azul discreto! Eu adorei! A primeira foto foi tirada em luz natural e as de baixo em luz artificial. Sério, fiquei me achando! haha

Lentes-coloridas-bela-e-fit-by-mayEu me adaptei muito bem às lentes. Tive um pouco de trabalho para colocar da primeira vez e, principalmente, para retirar! Mas seguindo as recomendações, é só ter calma e paciência que dá certo!

Lentes-coloridas-bela-e-fit-by-may

E aí, gostaram?
Agora bateu uma curiosidade de saber como eu ficaria com olhos verdes, mel… hehe
Me contem se vocês já tiveram experiências com lentes de contato coloridas! Se souberem de mais dicas sobre lentes, escrevam aqui nos comentários também!

Beijos e até a próxima

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

3 Discussion to this post

  1. Di Monteiro disse:

    Acho legal, mas não uso lente de jeito nenhum, nem se precisar de grau rsrs prefiro óculos! E os cuidados têm que serem redobrados mesmo…uma colega minha ficou com os olhos bem irritados pq lavava com água da torneira!
    Bjs.

    • Mayra Dancini disse:

      Jesus, Maria, José!!! Nossa que risco que sua colega correu!! Espero que hoje ela não faça mais isso!!
      Eu sempre tive muita aflição nos olhos e por isso nunca tinha testado lentes de contato, mas eu acabei gostando bastante, depois que acostumei ficou legal!
      Beijoss

  2. Doreci disse:

    Boa noite , qual e a cor desta lente que vc esta usado, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *