Argila verde: a melhor amiga da pele oleosa e acneica

Olá!

Este é o terceiro post da nossa série sobre ACNE (veja os anteriores aqui e aqui)! Hoje o assunto é sobre a argila verde que é utilizada como cosmético para auxilio no tratamento e melhora da saúde da pele acneica e oleosa!

A argila é formada a partir de alterações de rochas e solos de rios e florestas, livres de poluição, por isso, apresenta diversos benefícios, tendo suas propriedades preservadas. É seca naturalmente e moída com pilão de madeira.

A argila possui propriedades medicinais, além de ser aliada da estética, pois ajuda a remover as células mortas e as impurezas da pele, atuando como esfoliante, tonificante e anti-inflamatório, também estimula a circulação e ajuda a limpar e clarear a pele de maneira natural.

São ricas em minerais, como zinco, alumínio, silício, entre outros, favorecendo a nutrição celular e, dessa forma, auxiliando na renovação cutânea.

Existem diferentes tipos de argila, sendo os mais comuns: argila branca, argila amarela, argila rosa, argila marrom, argila preta e argila verde. Para cada tipo de pele, é indicado uma argila diferente.

A argila verde é benéfica para peles oleosas e com acne, pois ajuda a controlar a produção de sebo e desobstruir os poros. É rica em zinco, silício, magnésio e silício, importantes para a produção de colágeno, além de deixarem a pele vitalizada e viçosa.

Para aplicar a argila verde, é muito simples: basta misturar o pó com água mineral ou filtrada, chás de ervas (como camomila) ou água de coco, que ajudam a potencializar o efeito. Após formar uma pastinha, aplique na pele limpa e seca, evitando a região dos olhos, deixe agir por 20 minutos e enxague com água morna. Pode ser aplicado toda semana.

Texto elaborado por Natue


 

Minha experiência

Conheci essa máscara durante meu tratamento contra a acne. Minha dermatologista indicou que eu fizesse uma limpeza de pele após 3 semanas após o tratamento (há uns 3 meses atrás). A Neves Lima, minha esteticista querida em Santo André-SP, fez a limpeza e aplicou essa máscara no meu rosto pela primeira vez e o resultado foi ótimo! Senti a pele muito mais bonita, revitalizada, mais clara e ajudou bastante a secar algumas espinhas que ainda estavam internas. A máscara ajudou muito na regeneração da pele e notei que não ficaram manchas daquelas espinhas e lesões! Eu agora também tenho essa máscara em casa também para manter a pele. Vamos começar o show de horrores… olha como fica LINDA nas fotos abaixo!

A máscara vai craquelando enquanto seca, deixando o rosto bem esticadinho, não dá nem para falar direito. Na foto abaixo acho que dá para ver como a pele fica depois da aplicação da argila verde: com uma cor e textura mais uniforme, poros fechados e as manchas clareiam um pouco (só as marcas das espinhas que não tem jeito de disfarçar). Sinto também que o brilho da pele fica controlado por mais tempo!

Realmente, essa máscara é uma aliada da pele acneica e oleosa! Amei, super recomendo e não vivo mais sem! É tão bom quando a gente acha algo que funciona pra gente, né!?
Detalhe que agora estou numa nova fase do tratamento em que as espinhas pararam de aparecer exageradamente, mas isso eu conto nos próximos posts!

Para quem me perguntou e para possíveis interessados da região do ABC, o contato da minha esteticista está aqui!

beijos e até a próxima!

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

20 Discussion to this post

  1. Babi Araújo disse:

    Nossa, que diferença! A minha pele é oleosa. Vou testar depois.

    Beijos

  2. Edneya disse:

    Olá Mayara!!!
    Vim conhecer seu canal e já me encantei com essa matéria!!!
    Tenho pele oleosa e não sabia que era tão fácil fazer a máscara em casa, com certeza vou testar!!!
    Adorei a diferença que fez na sua pele, dá a impressão que até desinchou né?!!, muito legal!!!
    Parabéns pelo blog!!!
    Bjs.
    http://www.blogdadi.com.br

    • Mayra Dancini disse:

      Oii Edneya!
      Obrigada e seja sempre bem-vinda!! 😀
      Testa sim e me conta o que achou! É super fácil de aplicar! Sinto minha pele renovada quando tiro a máscara!!
      Beijoss

  3. Mayara

    Já usei bastante argila verde kkkk Nunca mais usei e vendo seu post me deu vontade de usar novamente! Ela é surpreendente mesmo numa pele oleosa.

    Bjokas, adorei conhecer seu blog,
    http://www.dmulheres.com.br/

    • Mayra Dancini disse:

      Oii Sheyla!
      Essa máscara é ótima mesmo, né! Entrou para minha rotina de cuidados com a pele e não sairá tão cedo! hehe
      Obrigada pelo carinho e seja sempre bem-vinda!!
      Beijoss

  4. Amanda Hilsen disse:

    Amigaaaaaa,

    Eu sempre admiro as corajosas que postam fotos do antes e depois, seja ele perda de peso, como no meu caso, ou acne como no seu. Muito legal mesmo sua iniciativa em falar sobre a argila. Eu sou mega fã desse tipo de máscara tendo acne ou não. Acho que a argila é às vezes bem mais benéfica do que muitas vezes a parafernalha de cremes que passamos, pois ela é uma substância mais pura…therefore, acho que mais saudável. Muito legal mesmo seu post! Beijo enorme!!

    • Mayra Dancini disse:

      Oii querida!!
      Ahh obrigada! Realmente, ficar de cara limpa e fotos de antes e depois podem ser tensas haha.. precisa coragem, a realidade as vezes é dura! hehe
      Gosto demais dessa máscara, com certeza é muito melhor do que um monte de fórmulas “milagrosas” por aí!!
      Beijoss

  5. Thaís disse:

    Oii!
    Vi que você comentou em um blog que estava usando o Adacne para as espinhas e sentiu piorar. Estou usando e também notei que piorou muito. Você continuou a usar mesmo assim? Viu melhora após algum tempo? Se sim, quanto?
    Tenho retorno com a dermatologista apenas em abril, mas como não estou vendo nenhum resultado, apenas piora, estou pensando em suspender o uso. 🙁

    • Mayra Dancini disse:

      Oii Thaís!
      Então, eu usei o Adacne ano passado e senti piora sim após duas semanas de uso mais ou menos.. minha dermatologista já havia comentado que isso iria acontecer, pois o remédio “puxa tudo pra fora” mas que o tratamento era para durar somente dois meses. Daí quando deu 2 meses eu parei (minha pele estava ruim ainda) e marquei retorno mas também ia demorar.. então enquanto isso eu percebi que a pele começou a melhorar.. só que chegando mais próximo do retorno a médica sofreu um acidente e ia ficar afastada por muito tempo. Então eu procurei outra dermatologista e ela não continuou o tratamento com o Adacne e sim mandou manipular uma outra fórmula. Daí a minha pele continuou a melhorar e hoje está bem melhor.. continuo em tratamento com essa nova dermato.
      Faz quanto tempo que você está usando o Adacne? Sua dermatologista deu um prazo para você usar esse medicamento? Pois acho interessante você usar durante o tempo que ela indicou e então ver como a sua pele reage quando você parar. Veja também se você está passando por momentos de muito stress ou tem ovários policísticos.. pois são fatores que influenciam demaisss no aparecimento da acne.
      Obrigada pela visita e espero que sua pele melhore logo!!
      Beijos

  6. Caroline disse:

    Qual a marca da argila que você usou?? Beijos amei o post <3 <3

    • Mayra Dancini disse:

      Olá Caroline!
      Fico muito contente que gostou do post!!
      Essa máscara é da Força da Terra e você encontra em lojas de produtos naturais!
      Obrigada pela visita!
      Beijos

  7. Letícia disse:

    Olá Mayra, cai aqui buscando sobre resultados da argila na pele com acne! Adorei tudo! Estou tendo problemas com acne no colo, costas e ao redor dos lábios. Não tenho ovário policístico e fiz exames de sangue que não acusam alteração hormonal. Já tenho 28 anos e tudo que dermato receita pra passar não ameniza e roacutan nem penso porque são várias, mas não caso de roacutan aí estou buscando alternativas . Você usa mais algum produto ou tomou antibiótico para pele etc?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    • Mayra Dancini disse:

      Olá Letícia!! Fico super contente que você encontrou meu blog!! Obrigada!!
      Acne é um negócio chato, né? Então, eu também comecei a ter essa acne mais persistente quando tinha 27 e depois de muito lutar minha pele deu uma boa melhorada!
      Então, no começo do tratamento que eu comentei no post eu usei o Adacne Clin, uma pomada com antibiótico.. piorou no começo, depois melhorou e depois voltou a piorar, frustrante. Mesmo assim usei pelo tempo que a dermato indicou. Quando parei vi melhora novamente… Fui em outra dermato e ela mandou manipular uma pomada de ácido retinóico pra melhorar a acne, as manchas e marcas, e ela também aplicou um peeling com essa substancia.. deu bons resultados! Minha endocrino também suspeitou de ovário policístico, na verdade ela foi bem categórica e afirmou que eu tinha.. mas após fazer os exames, nada foi exatamente confirmado… segundo ela, meu anticoncepcional poderia já estar tratando a síndrome e por isso não estava dando nada nos exames (.. mas então porque meu rosto estava cheioooo de espinhas ainda, né?! Enfim…) Dai eu me mudei do país e parei o tratamento.. Mas mesmo assim, minha acne ainda não estava desaparecendo 100%, e olha que eu estava comendo direitinho e me exercitando. Mas sabe uma coisa que estou fazendo ultimamente e tem dado muitoooo certo? Estou mantendo a pele bem limpa e MUITO bem hidratada! Tenho usado produtos específicos para pele oleosa, com acne.. e caprichando mesmo na hidratação.. percebi que quando comecei a dar atenção a isso minha pele começou a melhorar! Hoje só tenho umas espinhazinhas bem superficiais quando como muitas porcarias hehehe.
      Já que você já tirou a dúvida sobre ovários policísticos, você já checou se pode ser alguma alergia? Algo que você consome regularmente e pode estar causando isso?
      Bem, acho que você pode testar ir num especialista em alergia e imunologia pra fazer alguns testes e verificar se algo pode estar causando esses sintomas e também ir na sua dermato e conversar se o ácido retinóico poderia ser indicado no seu caso (não use sem receita médica, pelamorr de Deus! hehe). Pois me parece que se você está tendo espinhas no colo e nas costas também, não deve ser um problema relacionado a sua rotina com produtos. Mas, de qlqr forma… tenta dar uma atenção na limpeza e esfoliação bem delicada e hidratação mais “PÁ” da pele em geral. Pra mim tem funcionado! Ah, e eu tenho usado a máscara de argila uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo de como eu sinto a minha pele..
      Me conta depois o que você decidiu fazer! Espero que eu tenha ajudado um tiquinho e que você se livre logo desse problema!
      Beijos

  8. Mônica disse:

    Oie q creme passar para finalizar?

    • Mayra Dancini disse:

      Oii Mônica!
      Eu gosto muito do gel hidratante da Clinique para peles mistas e oleosas..é um amarelinho, sabe qual é?
      Ele hidrata na medida certa, a pele não fica oleosa e não piora acne!
      Obrigada pela visita! 🙂

  9. Julia disse:

    Argila verde é realmente maravilhosa para quem tem pele com tendencia a acne. Eu não vivo sem. é ótimo poder contar com produtos naturais e tão eficientes.
    http://www.verdeveggie.blogspot.com.br

  10. Aline Silva disse:

    Boa tarde, May. Estava vendo seu vídeo sobre cuidados com a pele e me idenfiquei muito com seu caso, os tipos de espinhas, diagnósticos médicos e tentativas de tratamento. Até hoje não encontrei um dermato que realmente me ajudasse. Vi sua dica sobre uso da máscara de argila verde. Estou nos Eua no momento, mas volto logo ao Brasil. Encontro a argila verde por aqui, sabe dizer onde? Se tiver alguma demarto de confiança para indicar no Rio de Janeiro me passe o contato por gentileza. Abraços.

    • Mayra Dancini disse:

      Oii Aline!!
      Então, eu não encontrei a argila aqui nos EUA não… mas é bem baratinho no Brasil e você encontra facilmente em loja de produtos naturais!
      Ahh a indicação da dermatologista eu vou ficar te devendo… sou de São Paulo e não conheço nada no Rio! hehehe
      Mas sabe uma coisa que eu comecei a perceber que afeta MUITO o aparecimento das espinhas… é STRESS!! Menina do céu, eu ando conseguindo controlar melhor o stress e a ansiedade há alguns meses e minha pele aos poucos foi se ajustando e já faz um mês mais ou menos que eu só tive 1 espinha!! To chocada! hehehe
      Você tem problemas com ansiedade/nervoso também? Pode ser uma das explicações do porque ninguém da um diagnóstico correto e ninguém consegue resolver nossa acne! Ainda preciso refazer os exames pra conferir a questão dos ovários policísticos, mas… estou achando que o problema era stress e ansiedade mesmo!
      Espero que tenha ajudado de alguma forma! 🙂
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *