Os benefícios da Água Termal

Hoje a dica é sobre cuidados com a pele… esse post é sobre a Água Termal! Muita gente acha que é supérfluo, frescura, mas essa água realmente tem algo a mais!! A água termal é considerada um produto cosmético e também terapêutico devido às suas propriedades e, é indicada por muitos dermatologistas. Vou falar um pouquinho sobre o que é, as funções e os benefícios dessa água especial!

 O que é? 
A água termal é original da França e se diferencia da água comum devido às características de sua composição. Normalmente a água termal é encontrada em ambientes rochosos à temperaturas entre 37 a 50 graus. Nessas condições a água contém diversos minerais em altas concentrações como zinco, selênio, ferro, silício, cálcio, manganês e, em geral, contém pouco sódio. O processo especial de extração e filtração faz com que esses minerais permaneçam na água e evitam a sua contaminação por bactérias, uma vez que não é exposta ao ar antes de ser armazenada. A combinação ou as diferentes concentrações desses minerais na composição da água termal irão conferir diferentes propriedades e aplicações, incluindo fins terapêuticos. Em geral, ela é utilizada para hidratar, acalmar, limpar, como agente antioxidante e até para ajudar na cicatrização da pele…. vou detalhar um pouco mais abaixo! Não confunda, água termal não é água mineral!

Aplicações

Hidratante – pode ser utilizada antes do creme hidratante na sua rotina de limpeza de pele diária ou antes da maquiagem. Pode ser usada após a maquiagem também, deixando a pele com uma textura mais natural. Além disso dermatologistas indicam a água termal para pessoas que tem pele oleosa e que tem problemas para se adaptar com os cremes hidratantes, ajudando a manter a hidratação e melhorando o aspecto geral da pele. Dica: leve com você um frasquinho de água termal na bolsa quando for viajar de avião, ficar muito tempo no ar condicionado ou na rua! Dê algumas borrifadas ao longo do dia para manter a hidratação.

Refresca e nutre – Nos dias quentes a água termal ajuda a repor os minerais que perdemos no suor. O ideal é borrifa-la no rosto duas a três vezes ao dia, sempre antes da aplicação ou reaplicação do filtro solar, para não anular essa proteção.  Esse hábito irá ajudar a manter a pele luminosa, viçosa e com aspecto descansado. Dica: coloque a água termal na geladeira para fazer com que ela fique ainda mais refrescante, calmante e para ajudar a fechar os poros!

Acalma e protege a pele– devido aos minerais e nutrientes antioxidantes a água termal equilibra o pH e diminui o processo inflamatório. Já que estimula a renovação celular, qualidade da pele, regenera e estimula as defesas antioxidantes naturais ajuda a melhorar o ardor e vermelhidão causados por tratamentos com ácidos, laser ou peelings, depilação e lâminas de barbear. Além disso, protege a pele contra as agressões externas como a poluição, por exemplo.

Cicatrizante – para que a água termal tenha essa aplicação é necessário que contenha enxofre e zinco pois esses minerais contribuem para o processo de reparação da pele. Irá ajudar na recuperação de machucadinhos, espinhas e queimaduras leves.  

Maquiagem – Pode ser utilizada para preparar a pele antes da maquiagem ou então após sua finalização para ajudar na fixação e fazer com que o aspecto fique mais natural. Pode-se também usar a água termal para umidificar pinceis, fazendo com que sombras e pigmentos fiquem com cor mais intensa e viva. Outra opção é diluir um pouco a base com água termal e então aplicar no rosto, isso irá conferir uma textura mais leve e cobertura natural.

Como é vendida, onde e por quanto?
A água termal é comercializada em sprays com embalagens de alumínio (igual às de desodorante) que protege o produto da luz. É possível encontrar á venda em diversas farmácias e perfumarias. As embalagens de 150 g no Brasil, custam de R$ 22 a R$ 67 dependendo da marca (a mais em conta é da Lindoya e a mais cara da Avène). Nos EUA, o produto da La-Roche Posay (foto acima) custa $12.
Minha opinião: Eu tenho borrifado a água termal no rosto a noite, após a limpeza da pele e antes do hidratante para ajudar a acalmar a pele e ajudar na recuperação da acne. Eu venho tendo bastante espinhas ultimamente e estou tendo que usar produtos com ácido salicílico. Percebi que tem ajudado sim, principlamente para acalmar a pele e a recuperar o aspecto geral das lesões!! Tenho gostado bastante!! É tudo de bom!
E vocês, já usaram esse produto??

Beijokas!
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *