Tudo o que você precisa saber sobre PRIMERS de maquiagem

Oii gente, tudo bom??

Então, hoje eu vou falar sobre PRIMERS de maquiagem! Muitas pessoas me perguntam sobre o que é, pra que serve, se precisa usar, como usar.. etc etc… então esse post será dedicado a explicar tudo (ou quase tudo) que você precisa saber sobre esses produtinhos suuuper importante para uma maquiagem bonita e duradoura!
Vamos lá!
O que é?
Os primers são produtos em creme ou gel que devem ser aplicados no rosto limpo e hidratado antes de aplicar a maquiagem no rosto, olhos ou boca. Em geral, os primers são feitos a base de cera, polímeros e silicones, substâncias que aderem a maquiagem fazendo com que a durabilidade e a fixação aumentem e a aparência fique mais natural.

Qual é sua função?
Na verdade, são várias funções! Eles servem para:
– Melhorar a textura da pele, tornando-a mais macia, para receber a maquiagem.
– Reduzir o aspecto dos poros e linhas finas. Isso porque esse produto tem substancias que promovem um efeito óptico de que a pele é mais uniforme, e não que o produto vai preencher seus poros (tipo massa corrida!).
–  Fixar e dar durabilidade à sua maquiagem
– Controlar a oleosidade da pele.

Quais os tipos?
Existem primers para quase qualquer coisa!
Rosto: Uniformizam a textura da pele, preparando para a maquiagem, conferindo controle de oleosidade e maior durabilidade da base. Há primers com cores, com fator de proteção solar, transparentes, para todos os gostos e tipos de pele. Alguns deles tem textura siliconada (Porefeshional da Benefit, por exemplo), outros são em gel (os de pele oleosa e com fator de proteção solar da Smasbox, por exemplo), líquidos em sprays (Urban Decay B6, por exemplo).
Olhos: Vão preparar a pele da pálpebra para receber a sombra, fazendo com que elas fiquem no lugar, durem por mais tempo e as cores fiquem mais pigmentadas. Alguns tem cores e servem para uniformizar a cor da pálpebra. Existem texturas mais leves e líquidas (os da Urban Decay, Nars) ou um pouco mais espessas e cremosas (Paint pot da MAC). Em geral o poder de fixação das cremosas é maior.
Lábios: Ajudam a hidratar e preencher as linhas superficiais, deixando os lábios mais uniformes. Esses particularmente eu ainda não tive oportunidade de testar mas tem um da NYX Cosmetics que parece ser muito bom.

Como usar?
Limpe e hidrate sua pele e aguarde uns 30 minutos. Aplique o primer no rosto, olhos ou boca e espere a pele absorver, cerca de 3 a 5 minutinhos, antes de passar sua maquiagem. 
A aplicação dos primers pode ser feita com os dedos ou com pinceis. No caso do primer de rosto, caso tenha pele oleosa, é recomendado aplicar com um pincel para evitar de transferir mais oleosidade para sua pele. Caso opte por aplicar com os dedos, certifique-se que suas mãos estejam bem limpinhas!
 
Faz diferença na maquiagem? Precisa usar mesmo?
FAZ diferença, e super vale a pena usar! A sua maquiagem do rosto vai durar mais tempo, o aspecto ficará mais perfeito e vai segurar a oleosidade. Mas, às vezes no rosto dependendo da ocasião, eles podem ser dispensados. Ao contrário dos olhos, que na minha humilde opinião, sempre devemos usar primer, mesmo que você for usar só um delineado! Isso vai: evitar com que as sombras acumulem nas dobrinhas da pálpebra, durem mais tempo no lugar,  o delineado não borre com facilidade, e com certeza as cores ficam mais bonitas!
Já o dos lábios como nunca usei, não sei o que dizer, mas não me parece algo indispensável. Afinal, nunca usei! Deve ajudar, mas acho que se você mantiver sua boca bem hidratada, fazer uma exfoliação de leve às vezes, nem precisa de primer pros lábios. E a durabilidade do batom a gente já sabe que é contornável usando um lápis de boca por baixo do batom!
Eu já testei alguns primers que eu super recomendo pois realmente funcionam! Em breve farei um post de resenha dos primers da foto acima!
 
Espero que vocês tenham gostado!
Qualquer dúvida, me escrevam nos comentários que eu vou ficar super feliz de esclarecer!

Beijos
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *