15 mandamentos para uma vida saudável

Saúde e bem-estar

Existem diversos hábitos que são recomendáveis para quem quer seguir um estilo de vida saudável. Hoje eu trago os meus 15 mandamentos que ajudaram a melhorar a minha qualidade de vida! Eu escrevi um post anteriormente dando dicas de como iniciar a mudança de hábitos pois, eu sei como é difícil(clique AQUI para ver)! Só lembrando que EU NÃO SOU NUTRICIONISTA, tudo aqui é baseado em experiência pessoal, muita pesquisa durante minha vida toda e também meu recente acompanhamento com minha nutricionista. Nada substitui o acompanhamento médico. Além disso, cada um tem suas próprias características que devem ser respeitadas. 

Quando eu estava iniciando o meu novo projeto de reeducação alimentar e exercícios, escrevi as linhas abaixo para que eu me lembrasse das práticas e de alguns hábitos que eu teria que criar a partir daquele momento. Não precisamos ser radicais em nada, fazendo as escolhas certas no dia a dia já é o suficiente para ver uma mudança significativa e melhorar cada vez mais sua qualidade de vida! Vamos lá então!

 
1.Beba água!
Pelo menos 2 L por dia. Os benefícios da água são vários e incluem a regulação da temperatura corporal, desintoxicação do organismo, ajuda na absorção e transporte de nutrientes, deixa a pele mais bonita e emagrece!! Dica: Tenha uma garrafinha ou copo de água sempre com você!… Onde está a sua garrafinha agora?! 😉Water
 
2. Durma bem!
O descanso é parte fundamental para se ter um bom funcionamento do organismo. É enquanto dormimos que vários hormônios são liberados e secretados, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, descanso da musculatura, ou seja, funnções importantíssimas para uma boa saúde e desempenho físico e mental. Tente dormir de 7 a 9 h por dia!
 
3. Faça uma atividade física!
Tente inicialmente fazer 3 dias de atividade física na semana e com o tempo aumente essa frequência e/ou a intensidade. É importante que você também inclua a musculação na sua rotina de exercícios! Mas toda atividade  deve ser feita com acompanhamento médico ou de um professor de educação física habilitado!
 
4. Prepare suas refeições com antecedência e leve-as com você!
Fazendo isso você consegue ir ao mercado e comprar o que realmente precisa. Além disso, fica mais fácil de seguir seu plano alimentar. Comer certo, na hora certa! Dica: não vá ao supermercado com fome e sempre tenha à mão uma bolsa térmica para levar suas comidinhas!
 
5. Cuidado com o leite!
Leite contém lactose que, nada mais é do que Açúcar! Então cuidado com a quantidade caso o seu objetivo seja emagrecer. Vale a pena consultar um nutricionista para encaixar o leitinho de cada dia na dieta de forma eficiente! Para a suplementação de cálcio utilize também alimentos como broccoli, couve, folhas verdes, etc..

7. Reduza açúcar, sal e alimentos industrializados
Tente diminuir a ingestão desses itens gradualmente. Os alimentos industrializados em geral contém diversas substâncias químicas que seu corpo NÃO precisa e NÃO deve ingerir! Além disso evite carnes processadas e alimentos congelados! Tente comer o mais natural possível e preparar sua própria comida assim você controla todos os ingredientes.

 
8. Cozinhe com vários temperos, seja criativo!!
Utilize especiarias no preparo dos seus alimentos e diminua o sal. Ótimas opções são o alho, salsa e cebolinha, pimentas, gengibre, nóz moscada, orégano, açafrão da terra, etc etc…  fazendo isso suas receitas ficarão mais saborosas e de quebra você acelera seu metabolismo!
 
9. Reduza carboidratos simples (brancos)
Evite alimentos feitos com carboidratos simples como a farinha de trigo branca (macarrão, pães, biscoitos…entre muitos outros!). Na maior parte das vezes prefira os carboidratos complexos como a batata doce, inhame, mandioquinha e os cereais integrais como aveia, quinoa, arroz integral, feijão, lentilha, milho, dentre outros!
 
10. Consuma gorduras boas e proteínas magras!
A ingestão de gorduras (na quantidade correta) faz parte sim de uma dieta balanceada. Por exemplo, elas podem ser obtidas nas amêndoas, castanha do Pará, óleo de oliva e de coco extra virgens, peixes, abacate. As proteínas também são importantíssimas e devem ser consumidas todos os dias! Prefira carnes brancas e sem gordura, ovos, iogurtes do tipo grego com 0% de gordura! Caso prefira fontes de proteína vegetais inclua em sua alimentação a quinoa, o amaranto, feijão, grão de bico, semente de chia, sementes de girassol, gergelim, amêndoas, soja, entre outros! Fonte de proteína

11. Coma a cada 3h pelo menos!

Tenha em seu plano alimentar lanches da manhã, tarde e ceia adequados. Não fique muito tempo sem comer entre as refeições e coma porções menores durante o dia. Isso ajudará seu metabolismo a funcionar mais rápido!
 
12. Tenha objetivos!
Defina seus objetivos a curto e longo prazo. Isso vai te ajudar a definir seu plano alimentar e adaptar sua rotina de atividades físicas.
 
13. Registre o seu progresso!
Mantenha um arquivo com seu peso e medidas iniciais, e vá acompanhando. Tire fotos também, assim fica mais fácil de visualizar seus avanços e se manter motivado!
 
14. Tenha paciência!!
Relaxe.. se apegue aos seus objetivos, continue comendo saudável e se exercitando que seu prêmio virá! Não se pese todos os dias pois nosso corpo tem flutuações normais no peso que dependem de muitos fatores, o que pode te desmotivar se você ficar vendo que de um dia pro outro seu peso aumentou ou se manteve!! Pese-se uma vez por semana sempre no mesmo horário, de preferência de manhã e se possível sem roupa. Caso não seja possível, use o mesmo tipo de roupas sempre que for se pesar.Alimentação com frutas e vegetais
 
15. Consuma frutas, verduras e legumes!
Esses alimentos são ótimos para dar saciedade pois contém muitas fibras! Tente incluir vegetais em todas as suas refeições! Assim, comendo uma boa quantidade desses alimentos você irá fazer com que seu corpo gaste mais calorias durante o dia (em geral, esses alimentos necessitam de mais calorias para serem digeridos do que eles realmente tem). Além disso, você estará ingerindo diversos nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo. Com relação às frutas, tente comer de 3 a 5 tipos de frutas por dia, no entanto, cuidado com as quantidades pois o açúcar das frutas também farão você engordar se consumidos além da sua necessidade diária. Uma dica: quando for comer alguma fruta como lanche entre as refeições principais (café da manhã- almoço – jantar) adicione uma colher de chá de sementes de chia ou linhaça. Isso irá diminuir o índice glicêmico da fruta e fará com que ela não cause um pico de insulina no sangue causando acúmulo de gordura e sensação de fome logo após sua ingestão.
 
Me deixem comentários se você já passou por uma mudança de hábitos em busca de um estilo de vida mais saudável! Espero que essas dicas te ajude!
 
Beijos!
Fonte das imagens: Stockvault.com

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *