Dicas para iniciar um novo estilo de vida saudável e emagrecer!

Emagrecimento com saúde
Eu sei que a pior parte de uma mudança de hábitos é justamente o início. Em geral não vemos os resultados no tempo que gostaríamos, o cansaço do dia a dia, a ansiedade… são coisas que parecem sempre ir contra a nossa vontade e fazem com que tenhamos a impressão de que nunca vamos conseguir mudar e, muitas vezes acabamos ficando na mesma situação e continuamos falando que: “eu não consigo”, “não tenho tempo”, “minha genética é ruim”, “eu já tentei de tudo e nada dá certo”. O primeiro passo é determinante, e tem que ser com atitude e fé. Assim, você pode chegar onde quer, onde quer que seja.
Vou passar algumas dicas para o início de um novo estilo de vida saudável. Essas são baseadas na minha própria experiência, e foi o que funcionou comigo. Claro que cada um tem sua individualidade, mas tenho certeza que os conselhos abaixo podem te ajudar também! 🙂

1. Você realmente precisa querer mudar!

Para iniciar a criar novos bons hábitos e abandonar os velhos e ruins você precisa querer muito, se comprometer de verdade! A determinação e a força de vontade são as chaves do sucesso. Independente do motivo, se é perda ou ganho de peso, curar ou previnir alguma doença ou melhorar o quadro geral de saúde…Sempre terão os altos e baixos da vida e você tem que ser forte para continuar no seu plano, e você somente vai conseguir se realmente querer. Por isso, ame-se acima de tudo! Queira ser a melhor versão de você mesmo… a mais saudável possível! Para esses objetivos, todo o esforço vale a pena, e os resultados só lhe trarão felicidade e qualidade de vida! Você consegue, você é capaz de qualquer coisa que você queira!! 
 

2. Defina um objetivo de longo prazo…e objetivos intermediários também!

É importantíssimo definir um objetivo de longo prazo. Por exemplo: “Daqui 2 anos, como eu quero estar?”. Se seu objetivo é perder peso, definir ou hipertrofiar vá em frente, mas sempre tenha em mente que você tem que fazer as coisas de uma maneira saudável e responsável. Então, nada de achar que vai começar uma dieta louca e esperar que na próxima semana você vai ver os gominhos saltando no seu abdômen. Não. Claro que definir objetivos em longo prazo parece um pouco vago, pois estão distantes e temos a impressão de algo não palpável. Para te ajudar a manter o foco, defina objetivos intermediários, mensais por exemplo. Assim você vai vendo os resultados com mais frequência e a motivação também aumenta! 

3. Não deixe para amanhã. Comece agora! 
Uma vez que você decidiu onde quer chegar, comece já! Agora! Começou? Hehe .. Sim, eu digo isso para pararmos com aquele vício de falarmos “estou muito ocupado hoje, eu começo na segunda feira”, “Ah tem aquela festa/viagem, vou começar a dieta depois”, “Nossa hoje comi no restaurante X e já perdi o dia, então vou continuar comendo tudo que tenho direito”.. e etc etc… são inúmeras as desculpas usadas para postergar o início de uma dieta ou a prática de exercícios físicos. Na vida sempre teremos diversos momentos difíceis, pressão no trabalho, rotina confusa, mas temos que arrumar uma maneira de encarar esses momentos de forma diferente, tomando conta da nossa saúde e bem estar. Então se você quer, é já! Mude de atitude, pois você vai mais longe se cuidar da sua saúde!
4. Procure um nutricionista, faça uma reeducação alimentar!
É importantíssimo ter o acompanhamento de um profissional da saúde para nos orientar nessa mudança de hábitos. Temos que informá-los dos nossos objetivos, da nossa rotina e nosso quadro geral de saúde para que eles adaptem corretamente a dieta da forma mais adequada e equilibrada possível para o seu caso. 
 
5. Faça exercícios físicos mas, procure orientação médica antes!
É interessante procurar médicos como um ortopedista e um cardiologista antes de iniciar as atividades físicas. Esses profissionais vão te ajudar a verificar qual o seu quadro geral de saúde e suas limitações. É muito importante saber disso para evitar lesões e complicações. Depois disso inicie uma atividade física.. que seja caminhada, academia, algum esporte, algo que se encaixe na sua condição física… mas inicie! Isso vai ser parte fundamental para o seu progresso! Mantenha o acompanhamento profissional para verificar seu andamento para sempre adequar sua rotina de exercícios físicos. 
 
6. Tudo precisa de tempo, consistência e paciência
Não desista no primeiro mês. Uma reeducação alimentar e os exercícios físicos levam tempo para dar resultados. Em geral, conseguimos ver no primeiro mês uma melhora geral, o corpo desincha, começamos a sentir as roupas mais folgadas… mas não vai eliminar todo aquele peso que você levou anos para adquirir, por exemplo. O segredo do sucesso é a consistência e a paciência pois com isso os resultados virão e sua motivação e auto-estima só vão crescer!

7. Tome cuidado com a pressão social

Muitas vezes quando tentamos algum projeto de saúde novo, muitas vezes as pessoas ao seu redor não entendem ou então não te apoiam. Existem casos das pessoas ficarem com inveja e até falarem que duvidam que você pode alcançar seus objetivos. Isso é uma energia muito ruim e se não estamos bem firmes, acabamos acreditando, desanimando.. e aos poucos abandonando o projeto por não se sentir parte do grupo ou que não somos capazes.  Passei por momentos em que foi complicado fazer com que as pessoas que não estavam na mesma sintonia, me entendessem e apoiassem. Então tome cuidado com a pressão social, ela sempre vai existir mas não deixe que te atinja. Mantenha o foco nos seus objetivos, e se você for num barzinho e pedir só água e uma porção de cenoura, ninguém tem nada a ver com isso.. siga em frente e seja feliz!! hehe

8. Cozinhe mais! Leve seu almoço e lanches de casa!

Uma coisa que ajuda muuuiiito no progresso dos nossos objetivos é o preparo das nossas refeições em casa! Pois é onde podemos controlar as quantidades de gordura, sal e açúcar que adicionamos em nossa comida. Daí quando vamos para o trabalho é só levar a nossa lancheirinha com os lanches da manhã e da tarde e o almoço organizados nos potinhos… tudo prontinho e prático! Assim, você garante que vai conseguir seguir o seu plano alimentar, e irá comer a coisa certa na hora certa e não vai precisar recorrer à restaurantes, padarias ou até mesmo pular uma refeição.  

 

9. Tente obter apoio de família, amigos, redes sociais
Como eu disse acima, a influência da sociedade é muitas vezes determinante para o nosso progresso. Então faça com que familiares e amigos saibam dos seus objetivos e novo estilo de vida para que eles te ajudem a se manter no foco. É muito importante ter o apoio de pessoas queridas naquelas horas em que queremos descontar todas as frustrações na comida, bebida ou desistir dos exercícios. Temos que ter alicerces para  ajudar a nos manter em pé nas horas complicadas. As redes sociais também ajudam muito nesse aspecto, pois você acompanha pessoas que também estão no mesmo caminho que você, ou então já passaram por ele e hoje são inspiração para muitas pessoas. 
 
10. Persistência… paciência… foco
Basicamente é isso… não desista, faça a cada dia coisas que vão te deixar mais próximo do seu objetivo. Por mais distante que possa parecer, tenha paciência, seja consistente, tenha sempre em mente seu objetivo e não perca o foco.. assim você vai chegar, quem sabe, até mais cedo onde queria e mais longe do que você esperava!
 
Espero que essas dicas gerais tenham ajudado a dar um incentivo para quem está começando! Me ajudou muito no meu recomeço! =)
 
Beijos!
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

5 Discussion to this post

  1. Larissa disse:

    May, super me identifico com tudo isso que falou!
    Amei as dicas!
    Bjs

  2. Pedro Dash disse:

    Muito bom o conteudo..parabéns

  3. Camila Moraes disse:

    Oii, Realmente eu estava quase desistindo de procurar uma formula para emagrecer, algumas dietas podem funcionar, porém você sempre acaba voltando ao ponto 0 se não tem controle.
    Quando utilizei e segui passo a passo esse metodo realmente me trouxe resultados a curto e longo pranzo.
    Com toda certeza eu recomendo!
    beijos

  4. A pressão social pode até atrapalhar, mas temos que ser fortes sempre! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *