Decor tips: Como pendurar quadros de maneira correta!

Olá pessoal!!
Após vários pedidos das minhas leitoras lindas, com esse post eu inauguro uma nova seção aqui do blog: Decor Tips! Nesses posts eu vou dar dicas de decoração para sua casinha ficar mais aconchegante e bem arrumadinha! Recentemente me mudei para meu novo apartamento e com isso fiz muitas pesquisas, para buscar inspirações e também como organizar o espaço a ser decorado! Pois bem, vou compartilhar com vocês o que eu aprendi!
Acho que eu não poderia começar diferente, esse primeiro post tinha que ser relacionado à quadros!! Afinal, estes são um dos elementos mais importantes para uma decoração bacana e que traduza a sua personalidade!
No entanto, o que muita gente não sabe (nem eu, antes de ter minha própria casinha), é que existem regrinhas, critérios para pendurar quadros, de forma que eles fiquem dispostos de uma maneira harmônica no ambiente!
 
Vamos lá para as principais dicas:
 
– Se prepare! 
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas: prego, martelo, furadeira, parafuso, alicate, buchas, adesivos super colantes. No entanto, para quadros mais pesados (acima de 4,5 kg) as opções mais seguras são a furadeira, parafuso e buchas, pois você garante que o quadro ficará muito bem fixo. Neste caso, são indicados o uso de parafusos e buchas número 6.
Se for usar adesivos super colantes (tem uns da 3M muito bons e não agridem a parede), eu aconselho que o quadro a ser fixado seja o mais leve possível, a superfície do quadro e da superfície devem ser uniformes (sem nenhuma ondulação) e, de preferência, que essa superfície não esteja exposta ao calor ou humidade excessivos.
Além dos adesivos existem os ganchos que são também colados na parede evitando os furos. Note que cada um desses ganhos aguentam um certo peso máximo. Nunca exceda o limite. Esta opção é boa caso você goste de mudar frequentemente a disposição dos quadros ou more em casa alugada.. hehe
Separe também os seguintes materiais: lápis, fita crepe, jornal, trena. Estes serão usados para medir, marcar e proteger o local.
 
– Faça um gabarito (principalmente quando se quer pendurar várias peças diferentes) 
Desenhe em uma folha de papel como você gostaria que seus quadros ficassem dispostos no ambiente considerando também os móveis, para verificar se vai ficar legal, antes de você encher a parede de furos e acabar não gostando do resultado.
Outra forma de visualizar o resultado sem comprometer a parede é usar um papel pardo ou cartolina e fazer o molde dos quadros, recortar e dispor os moldes na parede (colando com fita crepe, por exemplo). Dessa forma, você também já pode marcar onde serão feitos os furos na parede
 
– Evite transtornos!
– Tome cuidado para não atingir nenhum cano! Revise a planta hidráulica se houver alguma dúvida se existe algum cano na região onde você pretende fixar seus quadros.
– Prepare um cone de jornal e fixe na parede com fita crepe logo abaixo de onde serão feitas as perfurações. Assim você evita que o excesso de sujeita caia no chão, móveis, etc!

sofa 1

– A altura recomendada!
– Em geral, o eixo do quadro (metade da altura do quadro) deve ficar a 1,60 m do chão.  Caso você queira colocar o quadro acima de um aparador ou um sofá, recomenda-se que a distância entre eles (topo do sofá e final do quadro) seja de 25 cm e o quadro centralizado com relação ao móvel. A regrinha do 1,60 m também vale nesses casos.
Mesmo quando o pé direito for bem alto, mantenha o eixo a, no máximo, 1,70 m do chão.
sofa 2

– Mais de um quadro na mesma parede

Não importa se os quadros tem tamanhos, molduras e formatos iguais ou diferentes. Eles podem ser colocados numa mesma parede, no entanto, a organização é muito importante.
Casos:
-2 quadros de diferentes tamanhos acima do sofá: centralize a composição com relação ao sofá e o eixo de cada quadro deve estar a 1,60 m do chão, não alinhe pelo topo!
-Vários quadros de diferentes tamanhos: o eixo do conjunto dos quadros deve estar a 1,60 m do chão. Caso tenha alguma obra maior e de mais importância deve-se alinhar esta obra a 1,60 m do chão e então organizar os demais quadros!
 
– Combine quadros por temas
Se você quiser ter uma parede com vários quadros, fica muito mais harmonioso se a composição for focada em um tema, ao invés de obras com significados aleatórios.
sofa 3
– Molduras
É mais do que permitido misturar molduras numa composição de quadros, no entanto, as molduras devem ter algum elemento predominante em comum. Lembrando que, em geral, um conjunto de quadros emoldurados com molduras similares devem ficar próximos entre si. Por exemplo, tudo bem usar molduras de cores diferentes mas todas de cores sólidas ou de um material semelhante. Claro que a mistura de molduras é algo muito pessoal, mas com certeza com essas dicas a composição ficará muito harmoniosa. Para não errar: molduras brancas ou pretas sempre caem bem!
 
– Alinhe seus quadros entre si
Nunca deixe os quadros tortos, use um nível para garantir que todos os quadros estão alinhados.
 
Espero que tenham gostado dessas dicas!! 
Me contem se já usaram algumas dessas regrinhas, ou se vocês também tem outras dicas para melhorar ainda mais o visual!
 
Beijos
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

0 Discussion to this post

  1. Bia Santos disse:

    Oi May, tudo bom?
    Tô reformando o quarto e toda dica relacionada a decoração é útil.. rs
    Tava pensando em fazer uma parede só de quadros e esse post vai me ajudar muito!
    Beijinhos ♥

    http://www.pantufa-rosa.blogspot.com

  2. Mayra Dancini disse:

    Oii Bia!! Tudo bem, e com você
    Ahh fico super feliz em saber que esse post vai te ajudar!!! Depois mostra como ficou!! =D
    Beijoss

  3. amei as dicas May, vou pedir pro meu pai fazer essas moduras pra mim
    to te seguindo pra acompanhar as novidades,se puder retribuir <3
    unhas-e-livros.blogspot.com.br

  4. Mayra Dancini disse:

    Olá Raissa!
    Que bom que essas dicas serão úteis pra você!!
    Obrigada!!! 🙂
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *