Os benefícios da prática da musculação

Olá pessoal!

Aproveitando que o post anterior foi sobre a importância do aquecimento antes das atividades físicas (clique aqui), o assunto de hoje também será sobre fitness! A musculação é uma atividade física super benéfica para nossa saúde e incluí-la na nossa rotina só traz benefícios a curto e longo prazo!

No entanto, segundo o IBGE, 46% dos brasileiros não praticam atividade física, ou seja, cerca de 67,2 milhões de pessoas, aponta estudo feito em 2013. Nos últimos anos, com o crescente avanço tecnológico, as pessoas ficaram mais acomodadas, preferindo atividades que demandam menos esforço e tempo. Tudo isso colaborou para o aumento de alguns tipos de doenças e agravamento de outras, diminuindo, assim, a expectativa e a qualidade de vida da população.

A prática de atividade física está relacionada com a prevenção e o tratamento de diversas doenças, sendo de muita importância para a manutenção da vida. Dentre os exercícios físicos, além de proporcionar o ganho de massa magra, melhoria de postura e dores pelo corpo, a musculação promove outros benefícios à saúde.


 Benefícios da musculação

musculação-bela-e-fit-by-may

  • Queima de gorduras

    A maioria das pessoas pensa que para perder peso é preciso praticar muitos exercícios aeróbicos (como corrida), mas não é bem assim. Na execução de exercícios como a musculação, o gasto calórico é praticamente igual aos exercícios aeróbicos. Depois de alguns minutos após o início de uma corrida, o corpo começa a liberar gorduras para a corrente sanguínea para servirem como fonte de energia para o músculo, a consequência disso é a queima de gordura. Já na musculação, todo o esforço demandado no exercício gasta as reservas de energia muscular, conhecida como glicogênio, e esse glicogênio tem que ser reposto no músculo, e para isso é utilizado o carboidrato alimentar. Então, esse carboidrato não fornece calorias para o resto do corpo, pois foi “desviado” para o músculo. Com isso, as calorias que faltaram na alimentação para a manutenção do resto do corpo serão obtidas das células ricas em gordura.

  • Prevenção e tratamento de doenças

    Exercícios com peso promovem a diminuição de transportadores que levam o colesterol do fígado para as artérias e outros órgãos, e também aumentam os transportadores que retiram o colesterol do sangue, evitando o seu deposito nas artérias. Dessa forma, pode-se dizer que a musculação ajuda a diminuir o LDL, ou colesterol ruim, e aumentar o HDL, ou colesterol bom.
    Em excesso, o transportador LDL pode ocasionar o desenvolvimento de aterosclerose. Já para hipertensos, a musculação também traz benefícios, como a diminuição da pressão arterial em repouso. Em relação a pessoas diabéticas, a musculação aumenta a massa muscular, com isso há maior captação de glicose por essas células, mesmo em descanso, diminuindo a glicemia sem sobrecarregar o pâncreas.

  • Musculação e osteoporose

    A musculação melhora a movimentação muscular, promovendo elasticidade ao músculo esquelético. Esses benefícios são acompanhados pelo aumento da densidade óssea mineral (concentração de minerais dentro do osso), deixando os ossos mais fortes e resistentes a fraturas e deformações.

  • Peso x medidas

    Quando comparamos um quilo de gordura com um quilo de músculo, percebemos que os músculos são mais densos e mais compactos. Por isso que duas pessoas que tem o mesmo peso porém uma faz musculação e a outra é sedentária tem corpos bem diferente um do outro e quem faz musculação tem uma aparência mais magra e tonificada. Muitas vezes durante o processo de emagrecimento você pode começar a notar mais uma grande diferença na balança apesar de ver suas roupas mais folgadas e se sentir bem mais magro! Isso quer dizer que a quantidade de massa magra em seu corpo está aumentando e as gordurinhas sumindo (pelo mecanismo citado acima)!

Curiosidade: É interessante comentar que já ouvi de muitas pessoas, principalmente mulheres, que não querem fazer a musculação porque acham que não vão emagrecer e vão ficar musculosas, perder a feminilidade, entre outros. Porém, além dos benefícios citados acima, é importante falar que para se ter um corpo musculoso é necessário ter uma dieta adequada para o ganho de massa muscular (será o assunto de um novo post!). Na realidade, é bem difícil de fazer os músculos crescerem pois requer bastante foco, dedicação e disciplina na dieta e nos exercícios! Então, sendo bem orientada e com a dieta correta a prática da musculação no processo de emagrecimento é sim super bem-vinda e só vai ajudar!

Por isso, deixe a preguiça em casa! Exercite-se e seja feliz! Tenha uma vida mais ativa e saudável, não dê espaço para a preguiça!
Me contem se vocês gostam de praticar musculação!!

beijos e até a próxima!

Parceria: Natue
Fonte das imagens: stockvault.net

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Amanda Hilsen disse:

    Querida Mayra!!

    Excelente artigo!! Acho que muitas mulheres por aí precisam aprender mais mesmo sobre a musculação. eu mesma nunca fui muito adepta e hoje, quase 9 meses depois, na minha jornada de emagrecimento, conto muito com a musculação para me ajudar a alcançar melhores resultados. A parte do artigo sobre queima de gorduras foi, em especial, show de bola!!

    Beijo grande querida!!!

    • Mayra Dancini disse:

      Oii querida!
      Pois é, a musculação é muitas vezes mal compreendida e faz com que principalmente as mulheres não queiram fazer. Mas como você mesma está vivenciando, é super importante e ajuda muito no emagrecimento! Eu não fico mais sem também!
      Estou tentando divulgar bastante a ideia!
      Beijoss

  2. ANDRESA disse:

    Bom dia
    Vim para sua pagina atraves do CBBlogers
    estou te seguindo e curti sua fanpage
    um abraço

    blog: http://www.vidaviagemebagagem.com.br
    Fanp: https://www.facebook.com/VIDAVIAGEMEBAGAGEM.COM.BR
    Twitter: @AndresaVarize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *