Por que devemos nos aquecer antes da prática de exercícios físicos?

Olá pessoal, tudo bem?

Sabemos que a prática de uma atividade física é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Portanto, é bom que sempre tenhamos ao nosso lado bons profissionais que nos orientem nessas atividades. No entanto, nem sempre seguimos a risca as orientações, algumas vezes por preguiça ou falta de tempo, outras porque simplesmente ninguém explicou exatamente a razão de fazermos algo de uma maneira específica e daí acabamos não dando a devida importância! Esse é o caso do aquecimento do corpo antes do início do seu treino e até de seu alongamento! Aqui eu vou explicar algumas razões que fazem do aquecimento a parte mais importante e insubstituível da sua rotina de exercícios físicos!

Suponhamos que nossos músculos são como elásticos de borracha. Agora imagine você, durante um dia todo de trabalho, sentado à mesa durante horas, às vezes com má postura e provavelmente com estresse devido as tarefas e obrigações da labuta.. a tensão dos músculos é inevitável. Daí imagine que o dia está frio.. mais rígidos e tensionados seus músculos e tendões estão. Saindo do trabalho você decide relaxar e ir para a academia se exercitar. Assim que chega lá já faz seu alongamento e logo inicia seus exercícios de musculação ou corrida, afinal você não tem muito tempo na sua rotina agitada. PARE POR AÍ! Lembra dos músculos sendo elásticos? Pois então, o que acontece se pegarmos um elástico de borracha rígido e tentarmos esticar? Ele se parte, não é mesmo? A mesma coisa acontece com seus músculos e lesões e dores no corpo podem acontecer caso você não esteja aquecido e preparado para a prática dos exercícios.elásticos-musculos-bela-e-fit-by-may

Mas temos que nos aquecer antes do alongamento também? SIM. Se não o fizermos podemos causar uma super extensão e ainda prejudicar o rendimento dos músculos durante os exercícios!

Assim, uma das horas mais importantes do seu workout é sim o aquecimento! Então da próxima vez que seu instrutor ou personal pedir que você aqueça por 5 a 10 minutos antes de fazer qualquer coisa, faça! O corpo se mantêm aquecido por  20 a 30 minutos e após 45  minutos a temperatura corporal retorna a condição de repouso. Então nada de se aquecer e ir papear com as colegas e esquecer da hora! =D


Os benefícios do aquecimento

O aquecimento consiste basicamente em elevar a temperatura corporal e preparar o corpo e o psíquico para as atividades que serão realizadas. Veja os diversos benefícios da elevação da temperatura corpórea:

  • Evita lesões e dores pelo corpo.
  • Prepara sua mente para os exercícios, você se concentra e aumenta seu foco na atividade executada.
  • Aumenta a difusão e a disponibilidade de oxigênio nos músculos.
  • Ajuda a atingir uma maior flexibilidade, coordenação e força possibilitando uma execução adequada dos movimentos e maior eficiência durante os exercícios.
  • Melhora a circulação de sangue nos tecidos e que também irá aumentar o rendimento do treino.
  • Acelera o metabolismo.
  • Protege e aumenta a capacidade das articulações durante exercícios com carga ou impacto.

O aumento da temperatura corpórea é essencial para possibilitar diversas reações químicas metabólicas que são necessárias para a prática segura e eficiente dos exercícios físicos. A concentração mental aumenta devido ao aumento da temperatura melhorar a sensibilidade dos receptores nervosos e a velocidade de transmissão dos impulsos, você fica mais esperto e ágil na execução dos movimentos! As reações de utilização eficiente dos alimentos ingeridos (substratos) também são facilitadas pelo aquecimento do organismo levando ao fornecimento da energia necessária para a execução dos exercícios. Dentre as diversas reações está a importante liberação de oxigênio contido nos músculos (proveniente da mioglobina) e sendo necessário menos oxigênio após o aquecimento. A vasodilatação também é estimulada e aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos que estão executando os exercícios e diminui o fluxo para as regiões não atuantes. Além disso, o aumento da temperatura diminui a viscosidade muscular melhorando a rigidez, aumenta a velocidade e força das contrações musculares. As articulações também se beneficiam do aumento da temperatura corpórea pois há um aumento da produção de líquido sinovial, existente dentro das articulações, que as tornam mais resistentes à pressão e força. Enfim, com esse (e outros) conjunto de reações a resistência elástica e resistência ao atrito aumentam resultando em uma menor susceptibilidade da musculatura, ligamentos e tendões a lesões.


Como aquecer de forma efetiva

Existem várias formas que você pode se aquecer, soltar os músculos e ficar preparado para o que der e vier! Em geral, um aquecimento que dure de 5 a 10 min já é suficiente. Veja várias opções para se aquecer e sair da monotonia!

  • Aquecimento geral
    Você pode fazer uma caminhada leve e com intensidade gradativa até completar seus 10 min de aquecimento. Importante: A intensidade também varia com a idade do indivíduo, assim quanto mais velho mais longo e gradual deve ser o aquecimento. Para indivíduos com pouco preparo físico o aquecimento também deve ser menos intenso e gradual. A medida que o preparo físico aumenta pode-se também aumentar a intensidade do aquecimento. Então, comece devagar por 1 a 2 min, depois vá aumentando a velocidade aos poucos.  O mesmo vale para a bicicleta ou elíptico (que tem a vantagem de não causarem impacto nas articulações durante os movimentos). O importante é que você saia da esteira/bicicleta com a sensação de estar aquecido, com músculos e articulações mais soltos e até suando um pouco!aquecimento-ergometrico-bela-e-fit-by-may
  • Aquecimento dinâmico – funcional
    Este nada mais é do que fazer uma série de exercícios que incluam polichinelos, pular corda, agachamentos, flexões de braço, entre outros exercícios funcionais. Muitas vezes esse tipo de aquecimento pode ser mais intenso do que sua própria rotina de exercícios, então é importante que você seja orientado por um profissional e que faça os exercícios de acordo com sua condição física, inclusive pode ser necessário fazer um pré-aquecimento na esteira antes de fazer o aquecimento dinâmico. Eles são ótimos também como aquecimento específico para preparar os grupos musculares que serão utilizados em exercícios de maior intensidade posteriores. Por exemplo, você pode aquecer fazendo algumas séries de agachamento livre e sem carga para em seguida fazer  o agachamento com pesos.aquecimento-funcional-bela-e-fit-by-may

Deve-se respeitar também o período do dia escolhido para a prática dos exercícios. Caso você vá treinar de manhã ou a noite é importante que o aquecimento seja gradual e mais longo, e à tarde pode ser mais curto. A temperatura ambiente também tem influência na duração do aquecimento sendo que em dias mais frios é necessário um aquecimento mais longo e, em dias quentes mais curto!


E aí pessoal, convencidos da importância do aquecimento? Espero que sim e que eu tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas! Qualquer outra questão é só me escrever nos comentários!

Não se esqueçam também de usarem roupas leves, tênis confortável e se hidratar durante o treino!

Beijos e até a próxima!

Fonte das imagens: stockvault.com e picjumbo.com

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

3 Discussion to this post

  1. […] que o post anterior foi sobre a importância do aquecimento antes das atividades físicas (clique aqui), o assunto de hoje também será sobre fitness! A musculação é uma atividade física super […]

  2. Amanda Hilsen disse:

    Olá Mayra!!

    Eu realmente precisava ler esse artigo. Eu geralmente faço um aquecimento de 5-6 minutos correndo “solo” na academia (dou voltas simples) até minha frequência se elevar, e daí começo as séries. Adorei a comparação dos músculos ao elástico. Achei muito criativo e esclarecedor. Eu fazia aquecimento porque minha personal me “mandava” mas sempre quis saber os porquês por detrás da real necessidade. Muito bom!! Beijo grande!

    • Mayra Dancini disse:

      Ahh que bom que você gostou!! Fico feliz em ter ajudado!
      Eu também há um tempo atrás não dava muito importância, até começar a sentir dores e fisgadas no calcanhar… daí fui atrás e comecei a estudar o que podia estar acontecendo, conversei com os instrutores, com meu marido que agora está treinando sério corrida.. daí aprendi esse monte de coisa legal! Agora, faço pelo menos 10 minutos de aquecimento.. e se eu for correr faço uns 15 minutos! Sério, as dores sumiram!
      Beijoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *