Suplementos alimentares e esporte

Olá pessoal!! Hoje o assunto é sobre suplementos!! Sei que muitas pessoas tem dúvidas sobre o que são suplementos, quais seus benefícios, até que ponto são seguros ou até mesmo se realmente são necessários na dieta! As nutricionistas da Natue, parceira do blog, prepararam um texto super informativo que vai ajudar a esclarecer diversas dúvidas!! Confiram aí!
 

Os suplementos alimentares são indicados para complementar a dieta habitual, podem ser compostos por vitaminas, minerais, polivitamínicos, carboidratos, proteínas ou os dois na mesma fórmula. São indicados principalmente para pessoas com baixo consumo alimentar ou que não conseguem atingir a recomendação diária apenas com alimentação, como em casos de câncer ou outras doenças. Pessoas que treinam, como atletas ou praticantes de exercícios intensos, também podem precisar complementar a alimentação diária com uso de suplementos, principalmente proteínas e aminoácidos, entre outros.

Por muito tempo, os suplementos – principalmente da área da nutrição esportiva – tiveram seu uso recriminado por causa dos possíveis riscos que poderiam apresentar para a saúde. Porém, se consumidos com orientação médica ou de nutricionista, dentro de um plano alimentar adequado e considerando os demais nutrientes essenciais para uma dieta e os tipos de exercícios praticados, não haverá prejuízos para a saúde. O grande problema é que boa parte dos praticantes de exercícios toma suplementos alimentares sem orientação, inclusive em relação a horários e dosagens recomendadas, além de não adequar a alimentação.
Veja alguns exemplos de suplementos mais utilizados na prática esportiva:

 

  •    Proteínas: a mais utilizada é whey protein, que é a proteína do soro do leite. Possuem rápida absorção e são indicadas principalmente no pós-treino, período em que há maior utilização no organismo. As marcas mais conhecidas de whey protein são a linha Gold standard da Optimum Nutrition, a Probiótica e a Dymatize. Outas proteínas utilizadas são: caseína, albumina e as proteínas veganas de ervilha e arroz.
  •     Hipercalóricos: também conhecidos como massa, são compostos por proteínas e carboidratos. São indicados para aumentar a oferta de calorias na dieta, principalmente de pessoas que visam o ganho de massa muscular ou que estão em dieta de bulking.
  •    Carboidratos: os mais utilizados são a maltodextrina, dextrose, waxy maize, entre outros. São indicados tanto para consumo pré-treino, para fornecer energia durante os exercícios, quanto no período pós-treino, para promover a recuperação energética do músculo.
  •     Aminoácidos: são substratos que formam as proteínas e que também podem trazer benefícios para o rendimento esportivo, como o BCAA, que pode melhorar a recuperação muscular, e a glutamina, importante para o sistema imune.
  •   Termogênicos: podem ser naturais, presente nos alimentos, ou na forma de suplementos, que possuem maior concentração de ativos. São indicados para aumentar o gasto energético do organismo, estimulando a queima de gordura corporal, como a cafeína, por exemplo.
  •     Antioxidantes: compostos por vitaminas, minerais ou outros componentes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres ao organismo, que em excesso podem ser prejudiciais.
Todo suplemento pode trazer riscos se consumido sem orientação, por isso, antes de consumir qualquer um deles, é indicado consultar seu médico ou nutricionista.

Natue

Me contem se vocês tem ainda mais dúvidas sobre suplementos alimentares!!

 
Beijos
Fonte da Imagem: www.sitedebelezaemoda.com.br
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Cabra Fêmea disse:

    Muito bacana e esclarecedor esse post. Muitas pessoas acham que o que é bom pra você e bom pra mim. A uns 5 anos eu entrei pela primeira vez na academia e vendo todas as meninas saradas,malhadas e com um corpo de morrer eu acabei perdendo a paciência de esperar os resultados dos exercícios e corri na farmácia pra comprar uma massa chama Mega Pac,na época eu paguei R$85.00. Eram 6 comprimidos por dia,eram enormes que mal dava pra engolir.Tomei durante 15 dias e tive que viajar.Fiquei fora 10 dias sem malhar,resultado: Engordei 4 kilos,minha barriga ficou enorme,a calça não entrava no quadril,todo mundo achava eu estava gravida. Nossa, ficou tudo concentrado na barriga,demorei uns 7 meses pra começar a perder tudo que eu havia ''ganhado''. Graças a Deus hoje não restam vestígios desse produto.
    Como você diz no post,procurar sempre uma orientação médica é extremamente importante.
    Beijos
    http://cabrafemea1.blogspot.com.br

  2. Mayra Dancini disse:

    Nossa!!! Que perigo esse Mega Pac!! Ainda bem que deu tudo certo e você não teve piores complicações!!
    Sim, nada substitui a orientação de um profissional qualificado, eles sim vão saber indicar o que nosso corpo realmente precisa e os meios mais saudáveis de administrá-los!
    Obrigada por compartilhar a sua experiência!!
    Ótima semana!!
    Beijos

  3. Eliane Saluto disse:

    Gostei muito do seu post. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *