Alimentos que ajudam no controle da TPM

Olá pessoal! Recebi vários pedidos para postar sobre como aliviar os sintomas da TPM com a alimentação e, como o pedido de vocês é uma ordem, o assunto de hoje é justamente esse!

A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, antecede a menstruação e pode causar diversos sintomas na maioria das mulheres. Irritabilidade, ansiedade, insônia, falta de concentração, inchaço nas mamas, dores de cabeça, alterações no apetite, cansaço… Quem nunca sentiu ou conhece alguém que sofre com esses desconfortos durante a TPM?

Não existe um tratamento específico para a TPM, mas a boa notícia é que ela pode ser amenizada com a alimentação, principalmente com o consumo de alimentos ricos em vitaminas B6, D e E, além de cálcio, zinco, magnésio e do ácido gama linolênico. Confira os principais alimentos fonte desses nutrientes e inclua-os na sua dieta:

como aliviar a tpm

Gergelim e vegetais de folhas verde-escuras: são fontes de cálcio, mineral que pode minimizar a contração muscular, aliviando as cólicas.

Arenque, salmão, sardinha e ovos: ótimas fontes de vitamina D, nutriente que tem ação conjunta com o cálcio, por isso é importante para aliviar os sintomas da TPM.

Cereais integrais, banana e vegetais de folhas verde-escuras: fontes de magnésio, que assim como o cálcio alivia as contrações musculares. Pode ajudar a minimizar a enxaqueca e a promover a sensação de bem-estar físico e mental.

Carnes magras, batata, leguminosas e gema do ovo: fornecem vitamina B6, importante para combater os sintomas da TPM. O nutriente parece estar envolvido na eliminação do excesso de estrogênio.

como aliviar cólicas menstruais

Azeite de oliva, gérmen de trigo e castanhas: possuem vitamina E, que colabora para aliviar a dores na mama e cólicas.

Óleo de prímula: fonte de ácido gama linolênico, ajuda a melhorar os sintomas da cólica e inchaço devido à sua ação anti-inflamatória.

Evite o consumo de alimentos refinados, como açúcar e farinha branca, sempre dê preferência aos integrais e aos alimentos ricos em fibras, pois ajudam a regular o intestino e, com isso, a aumentar a produção da serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o apetite. Durante a TPM evite o consumo de bebidas à base de cafeína e prefira os chás com ação calmante, como camomila, erva cidreira e erva doce.

Depois que voltei com a minha dieta e sigo as recomendações acima, minha TPM realmente ficou bem mais amena e sinto pouca cólica durante o período menstrual. Os exercícios físicos também têm me ajudado à me manter menos inchada e com o humor mais estável… pelo menos por 90% do tempo, porque vamos combinar que ninguém é de ferro e uma faísca ou outra sempre escapa! hahaha 😉

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês!
Me contem o que vocês fazem para se controlar na TPM!

Beijos

Texto: parceria Natue
Fotos: Shutterstock.com e Freepik.net

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

5 Discussion to this post

  1. […] POST: Alimentos que ajudam no controle da TPM […]

  2. Ana disse:

    PA RA BÉÉÉÉÉÉÉNSSSSSSSSSSSSSS, querida Mayara!!!! Fiquei super feliz quando vi!!!! Beijos da Ana!!!

  3. OMG Mari! disse:

    Nossa, você salvou minha vida, vou mostrar esse post para todas as mulheres que conheço! haha Você arrasou.

    Beijos linda.
    http://www.omgmari.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *