Como saber se a maquiagem está vencida?

Oii pessoal, tudo bem?

A grande maioria de nós sabe que nossas makes duram mais do que aquela data indicada na embalagem do produto mas, como saber se a maquiagem está vencidade de verdade? Quero dar algumas dicas práticas para vocês identificarem qualquer sinal que sua make pode não estar tão legal mais e até mesmo que é hora de jogá-la no lixo! É disso que vamos tratar hoje!

Geralmente, os produtos nacionais vem com uma data de validade específica impressa em algum local da embalagem. Já as maquiagens importadas vem com um símbolo de um potinho com a tampa aberta e um número dentro, indicando a quantidade de meses após aberto que aquele produto é adequado ao uso – é o que chamam de tempo de prateleira, vida útil, etc. Abaixo temos um exemplo do verso de uma paleta de sombras da Sephora, o símbolo está circulado em amarelo!

Esses prazos tais como vêm escritos vão depender principalmente de sua fórmulação química, ou seja, das substâncias que existem alí naquele produto. Por exemplo:

– Um produto liquido pode durar menos do que um em pó;
– Aquele que tiver mais ativos naturais vai durar menos do que um que contém mais conservantes,
– Se a fórmula contiver algum composto que se degrada, desidrata ou absorve umidade com o tempo pode sofrer mais rapidamente com o uso diário ou a exposição ao ar e, portanto, pode também ter uma validade limitada.

Esses são alguns fatores que nos ajudam  a começar a entender as diferenças nos prazos de validade nos nossos produtos. Mas hoje não vamos entrar à fundo na parte específica das formulações… vamos para a parte prática!

Mas antes de mais nada, uma coisa que é extremamente importante: Se você usou ou usa um produto e você sentiu qualquer irritação, coceira ou alergia: DESCONTINUE O USO IMEDIATAMENTE E ANALISE SEU PRODUTO! – Muito provavelmente você deverá que descartá-lo.

Então, tenha em mente as seguintes caracteriscas quando for analisar sua maquiagem: TEXTURA, COR/PIGMENTAÇÃO, CHEIRO. Essas três coisas dizem muito sobre o estado real de um produto e se ele está igual à quando era novo. Vou dar alguns exemplos!

Exemplio 1: Quando nova, uma sombra para olhos tinha uma textura macia, uma pigmentação intensa e não cheirava nada ou tinha alguma frangrancia gostosa. Hoje, depois de x anos, você percebe que a textura da sombra não é a mesma, está mais seca e dura.. ou então até meio àspera, quando você aplica nos olhos ou testa no braço a pigmentação está péssima.. ou quando esfuma ela acaba desaparecendo.. o cheiro se torna estranho ou até meio ranço. – Todos esses indicativos dizem que a sombra estragou, ela já não é mais a mesma e não vai te dar mais os mesmos resultados – então é hora de dizer adeus à ela – afinal você não sabe se algo ali que degradou vai fazer bem pra sua pele e te dar algum problema!
Reparem nas sombras Love Letter e Venetian Red – Somente essas duas sombras estragaram dentre 14 cores na paleta

Mas calma! No caso de uma paleta de sombras que tem 14 cores… só duas estão ruins e as demais estão perfeitas como novas: neste caso você não precisa jogar a paleta toda fora! Não vamos disperdiçar aquilo que está bom né? hehe – basta ignorar aquelas cores ou então retire somente o produto estragado da paleta e siga feliz com suas outras cores!

Ah e isso pode acontecer com os prosutos mesmo antes do prazo de validade indicado na embalagem mas aí já é uma questão de como você usa, mantém e armazena aquela maquiagem! – Vamos falar sobre isso mais adiante!

Exemplo 2: Quando novo, um blush pigmentava bem o pincel e o rosto, a aplicação do produto era fácil. Depois de X meses ele formou uma camada acizentada e fica difícil de retirar o produto para aplicar no rosto!
Neste caso, é pouco provável que o blush ou o produto em pó para o rosto tenha estragado completamente apenas alguns meses após a compra. Então, a primeira medida que você pode tomar é raspar toda essa camada de produto que está com uma textura estranha. Geralmente, se a qualidade do produto todo não foi comprometida você vai precisar retirar somente uma pequena quantidade e então vai perceber que abaixo daquela camada ele continua normal. Então, tudo bem! Segue a vida usando ele! Melhor ainda se após essa raspagem você borrifar um pouquino de álcool 70 – assim você garante que eliminou a parte estragada, esterilizou o produto e vai ter a certeza que ele está pronto para o uso novamente!
Agora, se você continuar raspando e a textura do produto continuar a mesma, ou está parecida àquela sombra de olhos que descrevi acima.. aí já é um indício de que seu blush já era e deve ser descartado.

Exemplo 3: Aquela sua base do coração que você não usa há tempos mas resolveu ressucitá-la e percebeu que ela está com um cheiro de passada, rançosa ou de maquiagem velha mesmo (sabe esse cheiro né?), se ela está mais grossa ou separou em duas fases (e antes ela não fazia isso) e a hora que você aplica no rosto ela fica com uma cor estranha em você, parece mais escura e você continua com o mesmo tom de pele de sempre (às vezes a gente se bronzeia e as vezes a gente desbota muito né, migas?). Enfim, tá esquisita = venceu! Produtos como base, corretivo e primer tanto líquidos, cremosos ou em bastão tem uma validade de 6 a 24 meses em geral. Independente disso, sempre observe o estado da maquiagem – mesmo esquema de analisar cor, cheiro e textura – se mudou é hora de jogar fora.

Exemplo 4: A esponja de maquiagem que você costuma usar está começando a manchar ou a aparecer uns pontinhos escuros que não sai com a lavagem e nem com reza braba: Já era = joga fora! Essa não tem salvação! Se a esponja está se desfazendo, ficando mais ressecada ou esfarelenta = ela já era, amiga! Em geral, esponjas de maquiagem requerem um cuidado todo especial porque podem acumular muita sugeira e bactérias e devem ser lavadas com frequência. Dependendo do volume de uso elas podem ter que ser descartadas à partir de 3 meses. Então fique sempre atenta à higienização e ao estado da sua esponja!

Agora, quer saber como manusear, higienizer e armazenar sua maquiagem para que ela dure por muito mais tempo? Dá uma olhadinha aqui no meu vídeo que eu explico e mostro como eu faço para manter minhas makes e pinceis sempre em bom estado. Mostrei também todos os produtos que eu uso! Foquei as dicas para a maquiagem de uso pessoal – maquiadores profissionais geralmente vão muito mais à fundo nessa questão, afinal, com a saúde alheia não se brinca né? Tem que ter bastante responsabilidade na hora de aplicar produtos e usar pincéis em clientes.

Já vou adiantar que dentre as boas práticas de higiene estão:
-Manusear sempre com as mãos limpas e evitar ficar tocando a maquiagem com as mãos;
– Usar pincéis limpos quando for se maquiar;
– Nunca empreste sua maquiagem antes de higienizá-la. No vídeo eu ensino como fazer isso! 🙂

Ah e se você ainda não conhece meu canal no Youtube te convido à conhecer! Se gostar do conteúdo não deixe de inscrever-se para sempre receber primeiro quando um novo vídeo é postado!

Bom pessoal, por hoje é só! Espero que este post e o vídeo tenham sido úteis pra vocês! Não deixem de comentar aqui se vocês tem mais algum critério para determinar se uma make está vencida!

Até a próxima!

Beijos!

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.