NOVA Base e corretivo STAY NAKED Urban Decay

Quem aí já usou a base e o corretivo Naked Skin da Urban Decay? Eles são queridinhos de muita gente há muito tempo, mas a Urban Decay decidiu descontinuar esses produtos e a galera chorou baldes!  O motivo foi o lançamento da nova linha Stay Naked que veio substituir a veterana! Agora, a pergunta que não quer calar: E essa substituição valeu mesmo a pena? A nova base e corretivo Stay Naked são melhores do que os da linha Naked Skin? É isso que vamos discutir hoje nesse post! 

Bom, vou fazer uma breve resenha das principais características da base e do corretivo para vocês terem uma ideia e depois partiremos para as comparações! 

Um dos grandes pontos positivos deste lançamento é a gama de tons disponíveis! A cartela da baseiem em 50 tons e o corretivo em 25, que são divididos em diferentes intensidades de cor, tons e subtons! Meio confuso, né? Mas vou explicar!

A base vem em 50 cores, sendo:
– 9 intensidades de cor (que varia do 10 ao 90),
– 3 tons nomeados de C (frio), N (neutro) e W (quente)
– 7 subtons: P (rosa), B (azul), G (verde/oliva), N (neutro), Y (amarelo/dourado), O (laranja/pêssego), R (vermelho)

O corretivo vem em 25 cores, sendo:
– 9 intensidades de cor (que varia do 10 ao 90),
– 3 tons nomeados de C (frio), N (neutro) e W (quente)
– 5 subtons: P (rosa), N (neutro), Y (amarelo/dourado), O (laranja/pêssego), R (vermelho)

Então, as nomenclaturas serão sempre (intensidade/ton/subtom) e resulta em siglas como 20NY, 50WY, 70WO, etc!

Por exemplo, a base que eu escolhi é a 20NN, assim, é uma base para pele clara com tom e subtom neutros! Já o meu corretivo é na cor 20CP, que é para pele clara com tom frio e subtom rosa – confesso que errei na escolha desse corretivo, porque eu mesma me confundi na hora de escolher a cor e achei que ele teria um subtom pêssego, só que não… P se refere à subtom rosado! Então, esse corretivo é bem frio pra mim. Eu deveria ter pego o 20NN.

A Urban Decay tem um esquema ilustrativo para explicar esse sistema de cores.. vou reproduzir pra vocês!

Vamos falar um pouquinho de fórmula agora! A base tem uma textura leve, fina e fluida, o acabamento dela é um matte natural, ou seja, mais parecido com uma pele real e a secagem dela é relativamente rápida. Os ingredientes que contribuem para essas características são os que justamente estão em maior concentração na formulação: água, dimethicone, isododecano e álcool desnaturado. Então, essa formulação é à base de água, o que vai influenciar na textura e dar fluidez. A dimeticona, ou dimethicone, é um silicone que tem como função hidratar, disfarce de poros e linhas e um acabamento opaco. O isododecano também é um silicone só que ele é volátil,  ou seja, uma boa parte dele vai ser evaporado quando  a base secar. Esse ingrediente confere também mais leveza para a formulação e contribui para a sensação de conforto do produto na pele. Já o álcool desnaturado vai ajudar a essa formulação à secar e também acaba agindo como ingrediente anti-bacteriano no produto, mas, também será evaporado rapidamente e completamente e não ficarão resíduos na pele. Na minha opinião o álcool nesta formulação não precisa ser considerado um vilão para a saúde da pele. A formulação tem diversos ingredientes hidratantes (por umectação e semi-oclusivos) que, dificilmente, vão deixar que o álcool cause alguma irritação e ressecamento. Eu só sugiro que pessoas com pele muito sensível ou irritada evite usar produtos que contenham álcool numa concentração relativa alta (quando está nas primeiras quatro posições da lista de ingredientes). Sugiro também que sempre faça sua rotina de cuidados com a pele diariamente, sempre se preocupando em hidratar e proteger a pele antes de aplicar qualquer maquiagem. Mas esse é um assunto para uma outra postagem pois podemos ficar discutindo esse ingrediente aqui por horas!

Outros ingredientes que irão contribuir para o efeito matte são a Perlite, que é um ingrediente mineral para controle de oleosidade, e também a silica! Notem que esses dois ingredientes também não estão presentes em altíssimas concentrações. Além disso, por conter bastante água, os silicones e também glicerina, a fórmula tem um bom balanço de agentes hidratantes e matificantes.. o que faz com que ela seja boa para a maioria dos tipos de pele! Então, ela não vai secar demais e nem ser hidratante demais!

Já a fórmula do corretivo tem alguns ingredientes diferentes da base e, consequentemente, vai ter propriedades um pouco diferentes também. Aqui já vemos o Ciclopentasiloxano que é um silicone volátil (menos do que o isododecano) que também vai conferir uma textura leve para o produto. O butileno glicol, que está na terceira posição da lista, é muito usado como solvente, mantendo todos os componentes da fórmula bem dispersos. Além disso, o butileno glicol também tem propriedades umectantes, ou seja,  assim como a glicerina, o hialuronato de sódio e “Biosaccharide gum-1“. Esse corretivo também tem propriedades clareadoras e anti-oxidantes devido à presença do extrato de lichia (Litchi Chinensis Pericarp Extract) e chá verde (Camelia Sinensis). O corretivo também tem mais propriedades anti-idade pois também contém peptídeos que estimulam a produção de colágeno na pele. O acabamento matte do corretivo é consequência principalmente da presença de silica ali na quarta posição na lista. Novamente, apesar de ser um corretivo matte, ele tem diversos ingredientes mais hidratantes que vão equilibrar a fórmula e evitar que ela fique com um aspecto pesado e ressecado e ainda tem ativos anti-idade!

Fiz também a resenha em vídeo, onde mostrei a aplicação, cobertura e acabamento na pele! Também fiz um teste de duração de 10h!

*Obs: O site está temporariamente com instabilidades, então adicionarei mais imagens de antes e depois da pele em breve!

Me contem o que vocês acharam que a Urban Decay descontinuou a versão antiga e se gostaram da nova versão!!

Beijos!

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.