Receita de massa integral para waffles e paquecas

Waffle e Panqueca Integral

Olá pessoal,

 
Hoje eu trago uma receita de massa para preparar waffles ou panquecas usando farinha integral e de linhaça e sem usar óleo!! É uma receita super saudável e prática, ótima opção para aquele café da manhã delicioso de final de semana! Para o preparo dos waffles você vai precisar de uma máquina de waffle, mas para panquecas só precisa de uma frigideira antiaderente!Waffle integral

Ingredientes: 
- 1 xícara de farinha de trigo integral

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo

- ½ colher de café de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 ovo

- 1 colher de chá de extrato de baunilha 
- 3 colheres de chá de fermento em pó para fazer waffles ou 4 colheres para a massa das panquecas

- 1 e 1/4 xícara de leite semi-desnatado para waffles ou 1 e 1/3 para a massa de panquecas

- 6 colheres de sopa de farinha de linhaça para massa de waffles ou 3 colheres para a de panquecas
Modo de preparo da massa:
Misture primeiramente os ingredientes secos (farinhas integral e de linhaça, açúcar, sal, canela e fermento) e reserve. Em seguida em um outro recipiente misture o ovo, leite e a  baunilha e junte com a mistura seca. Mexa até a massa ficar homogênia.
Preparo dos waffles:
Pré-aqueça a máquina de waffle e unte ambas as partes da fôrma com spray de cozimento (somente uma fina camada). Utilize uma medida de 1/2 xícara de massa para preencher a fôrma (para waffles de aproximadamente 15cm de diâmetro). Feche e aguarde a máquina indicar que está pronto! Retire da fôrma e sirva ainda morno.
Waffle Integral
Essa massa é uma delícia e fica com uma textura bem leve… crocante por fora e macia por dentro!
 
Preparo das panquecas:
Pré-aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo-médio. É importante cuidar da temperatura pois essa massa pode dourar e queimar rápido. Você pode adicionar um pouco de óleo de oliva ou usar o spray de cozimento para untar a frigideira. Utilize em média 1/4 de xícara de massa para cada panqueca. Cozinhe o primeiro lado da panqueca até que comece a aparecer furinhos na massa, principalmente nas bordas. Vire e cozinhe do outro lado até dourar. Em média cozinhe cada lado durante 1 minuto e meio. Faça uma por uma e sirva ainda mornas.
Para decorar você pode usar a criatividade e adicionar frutas como morango, mirtilo, banana, pêssego, além de um pouco de agáve para dar um toque docinho final, mas não exagere ;) 
Panqueca integral

A receita toda rende 3 waffles grandes (aprox. 18 cm e ~270 kcal cada) ou 8 a 9 panquecas (10 cm e ~100 kcal cada)!

Espero que vocês gostem e me contem quando testar essa receita!!

Beijos!!
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

0 Discussion to this post

  1. Mayra,

    Que #foodporn é esse? Maravilhoso!!!! Suas fotos ficaram lindas!! Apesar do post ser mais antigo, tive que vir nesse e comentar. Primeiro porque eu sempre faço waffles ou pancakes nos sábado de manhã, tal como manda a tradição na terra do tio Sam. Sou apaixonada. Aliás, tudo o que é comida de lá eu me acabo. Malefícios do contato com essa cultura…rs

    Mas, enfim…gostei de como você preparou a receita. Na realidade nossas receitas são muito parecidas, com exceção, do açucar mascavo que eu não utilizava. Vou ver se passo a colocá-lo na massa e depois te conto como ficou.

    Parabéns pelo post! Com certeza uma excelente receita para se fazer!!!

    Beijo grande!!

    Amanda Hilsen

    http://www.amandahilsen.com

  2. Mayra Dancini disse:

    hehehe… obrigada, querida!!!
    Nossa, eu sou suspeita… sou apaixonada por essa receita!! Fui adaptando uma das receitas da minha roommate até que desse certo tanto para waffles quanto para panquecas… Era meu café da manhã e final de semana também quando morava nos EUA. Pena que quando eu voltei eu não consegui trazer a maquina de waffles.. preciso comprar outra urgentemente! Eu faço as panquecas às vezes, mas minha paixão ainda é pelos waffles! hehe
    Obrigada por comentar!!!
    Beijoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>