Receita de Suflê de alfarroba – o chocolate saudável!

Olá pessoal!

Hoje vamos aprender a fazer uma receita de Suflê de Alfarroba! Essa é uma ótima ideia de sobremesa para quem é intolerante ao glúten e/ou lactose ou quer somente uma sobremesa que não prejudique muito a dieta!  Outra grande vantagem é que são poucos ingredientes e o modo de preparo é simples!


Alfarroba em barra ralada

Mas peraí! E essa tal de alfarroba, o que é, afinal? Até pouco tempo atrás nem eu sabia do que se tratava, só ouvia dizer que era um substituto saudável do chocolate e que era até melhor do que chocolate!  Não pude deixar de procurar e provar! Fiquei impressionada com o sabor! Muito delicioso e, de fato, se passa por chocolate facilmente!
A alfarroba é uma vagem parecida com o feijão e produzida pela alfarrobeira, uma árvore típica da costa do mar Mediterrâneo. Seu sabor é adocicado e quando a vagem é torrada e moída pode ser utilizada como o substituto do cacau. Nutricionalmente falando, a alfarroba é ótimo alimento pois contém baixo teor de gordura (comparada ao cacau), vitaminas A, B1, B2, niacina, cálcio, ferro, magnésio. Além disso, possui um efeito antioxidante semelhante ao do azeite! Outras grande vantagens da alfarroba é que ela não contém glúten, lactose, estimulantes ou alergênicos como a cafeína e teobromina que estão presentes no chocolate. PORÉM, é um alimento bastante calórico pois contém altos teores de sacarose, frutose e glicose e deve ser consumido com moderação. Além disso, é um produto caro por conta de ser importado e ser um fruto que é colhido somente de julho a setembro (compara-se ao valor de chocolates importados contendo 70% de cacau). Farei um post mais detalhado sobre a alfarroba em breve!


Bom, mas vamos a recetinha! Anotem aí!

Ingredientes:
150g de alfarroba em barra picada
4 ovos
¼ de açúcar demerara
1 colher (chá) de essência de baunilha
Óleo de coco e açúcar demerara para untar

Modo de fazer:
1. Derreta a alfarroba no micro-ondas ou em banho-maria;
2. Unte um recipiente próprio para suflê ou recipientes pequenos (ramequins) com óleo de coco e polvilhe o açúcar demerara em toda a borda. Leve ao congelador por 10 minutos para que fique firme;
3. Separe as gemas da clara e reserve. Bata as claras em neve até que fiquem firmes;
4. Quando a alfarroba derretida estiver em temperatura ambiente, junte as gemas misturando bem e o extrato de baunilha. Incorpore as claras delicadamente;
5. Coloque a mistura nos recipientes para o suflê (preencha 2/3 dos ramequins), disponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos ou até crescer. 

Receita: elaborada por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado Michele Prado.

O suflê é bem leve e fica super macio! Ideal para uma sobremesa ou um café da tarde docinho no final de semana!

Dica: Você pode usar ramequins para uma apresentação mais sofisticada mas forminhas de silicone também funcionam (assim como eu fiz).  Caso você não tenha nem um dos dois, não tem problema, pode usar uma fôrma refratária redonda ou quadrada de no máximo 20 cm e aumente 5 a 8 minutos o tempo de cozimento (vai depender do seu forno). Eu fiz esse teste e ficou ótimo! Abaixo vocês podem ver como fica o suflê quando assado em um refratário maior. 

Me contem o que acharam dessa receita!! Espero que tenha sido útil para manter o foco na dieta e ainda comer um docinho!
Não deixem de comentar e compartilhar a receita com seus amigos!

Beijos

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

6 Discussion to this post

  1. Carol disse:

    May!!

    Adorei essa receitinha! Criança pode comer? Porque para meu filho seria ideal, já que ele é bem chegado em um chocolate, e dessa forma fica saudável.
    E Legal que por dentro ele fica bem molhadinho e ninguém diz que não é chocolate!
    Vou testar essa receitinha!!

    Beijos,

    Carol
    http://www.carolmautone.blogspot.com.br/

    • Mayra Dancini disse:

      Oii querida!
      Criança pode comer sim!! Sem problema algum! Só cuide para ele não acabar comendo demais porque a alfarroba tem bastante açúcar!!
      Ficou bem gostoso.. e ainda acompanhando um café fica divino!
      Testa sim e depois me conta!
      Beijão

  2. Amanda Hilsen disse:

    Querida Mayra! Que lindo que está o seu blog. O mais lindo é ver que o layout não suplanta o conteúdo que está igualmente arrasador. Gosto muito dos assuntos que você aborda e entro com prazer para saber as coisas que você posta!! Eu simplesmente amei essa receita e quando a fizer e comentar no meu site, prometoooo dar-lhe todos os créditos! Menina, o doce ficou lindo na forminha, achei que ficou fino mesmo. Até pensei em decorá-lo com meio morango e servir quando tiver visitas em casa. Amei! Amei! Amei!

    Beijo grande!!!

    • Mayra Dancini disse:

      Oiii querida!!
      Seu comentário me deixou extremamente feliz!!!! Muitíssimo obrigada, fico super lisonjeada!! 😀
      Ahh essa receitinha é mesmo uma delícia e ótima para servir para as visitas! Vai ficar ótimo se decorada com morangos! Quando você testar me conta o que achou!!
      Beijãooo

  3. Aline disse:

    Mayra, dificilmente vejo em algum blog uma receita tão completa como a sua, e nunca tinha ouvido falar em alfarroba, e fiquei mais impressionada em falar que se passa mesmo por chocolate, cara agora quero provar <3 Beijão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *