Receita fit: bolo integral de banana e aveia

Bolo-integral-de-banana-e-canela

Olá pessoal!

A receitinha fit que vou compartilhar hoje é uma que venho aperfeiçoando há algum tempo e se tornou uma das minhas receitas preferidas! Super fácil de fazer o bolo de banana integral de banana e aveia é super nutritivo, cheio de vitaminas, proteína e carboidratos do bem!  Essa é uma ótima opção para um café da tarde acompanhando um cafézinho ou mesmo como pré-treino (neste caso, é sempre bom consultar seu nutricionista para definir as quantidades e os horários corretos para consumir).


aveia-banana-canela-bela-e-fit-by-mayEssa receita tem alguns ingredientes que merecem destaque pelos seus diversos benefícios à saúde! Já comentei sobre os benefícios da aveia anteriormente (veja aqui)! Assim como a aveia, a banana auxilia no funcionamento do intestino, combate a depressão (por conter triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B). Não podemos nos esquecer que essa fruta também é rica em potássio, sendo um ótimo alimento para esportistas pois evita as tão doloridas cãibras! A canela é uma especiaria com diversos benefícios e entre eles se destaca seu poder termogênico que acelera o metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, assim como a aveia, também controla os níveis de açúcar no sangue, ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides. Em resumo, esse bolo é poderoso no quesito saúde! Só não vale exagerar nas porções pois apesar de saudável ele também tem bastante calorias (em média 230 kcal por fatia média)!


Agora vamos dar uma olhadinha na receita!!

Ingredientes:

– 3 bananas médias bem maduras do tipo nanica
– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de água
– 1 colher de café de essência de baunilha
– 1 colher de sopa de margarina light derretida
– 1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
– 1/4 xícara de chá de açúcar demerara
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio
– 1 pitada de sal
– 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
– 1/2 xícara de chá de farinha de aveia
– 1 colher de sopa de fermento em pó
- Canela a gosto (eu coloquei 1 colher de chá)
– Margarina light, farinha integral, canela e adoçante para forno e fogão para untar a forma
-Você também vai usar: Fôrma de bolo americano e batedeira de bolo (opcional).

Modo de preparo:

1- Pré-aqueça o forno a 180 °C.

2- Num recipiente (pode ser o bowl da batedeira) amasse as bananas com um garfo e em seguida junte os demais ingredientes úmidos (ovos, baunilha, água, margarina derretida) e os açúcares.

3 – Adicione os ingredientes secos (bicarbonato, sal, farinhas, fermento e canela) e bata na batedeira por aproximadamente 5 minutos. Você pode bater à mão, mas com a batedeira a massa fica mais leve.

4 – Enquanto a massa está batendo, unte a forma de bolo inglês com margarina e uma misturinha de um pouco de farinha de trigo, canela e adoçante para forno e fogão (usei 1 colher de café).Bolo-integral-de-banana-e-aveia

5- Despeje a massa na forma e asse em 180 °C por 30 a 40 minutos.

6- Desenforme e sirva! Fica uma delícia ainda morno!Bolo-integral-de-banana-e-aveia-bela-e-fit-by-may

Dica 1: Você também pode adicionar à massa durante o preparo uvas passas e uma maçã ralada. Fica ótimo também!

Dica 2: Para deixar o bolo ainda mais fit, mais proteinado e menos calórico, substitua a colher de sopa de margarina por um potinho de iogurte grego 0% de gordura ( eu já usei o da marca Vigor) e substitua o açúcar demerara por uma colher de sopa e meia de adoçante para forno e fogão! Já testei e fica uma delícia, super macio e nem se nota a ausência da margarina!

Dica 3: O óleo de coco aqui também é super bem vindo! Substitua a margarina por 1 colher de sopa de óleo de coco para seu bolinho ficar ainda mais nutritivo e do bem!

Dica 4: Se você quiser pode usar somente a farinha de aveia, não precisa misturar as farinhas, assim o bolo fica ainda mais leve!

Dica 5: Nozes picadinhas são ótimas para inserir uma gordurinha boa e uma crocância incrível! Sementes de linhaça também são bem-vindas!

Dica 6: Você pode usar 3 ovos ao invés de 2 e assim não precisa adicionar as 2 colheres de água. O ovo extra já vai deixar a massa mais levinha. Se não quiser usar esse ovo inteiro, pode usar só a clara para uma opção mais proteinada!

Super versátil essa receita né! Vale a pena usar a criatividade e adaptar a receita de acordo com o seu gosto pessoal! :D

Bolo-integral-de-banana-e-aveia

Espero que tenham gostado e que aproveitem!
No instagram: publiquem as fotos das receitas que viram aqui com as hashtags #belaefitbymay ou #projetobelaefit para eu poder ver!!

Beijos

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Adorei a receita, vou fazer!! Além de parecer gostoso, parece super fácil. Bjsss
    http://www.anaparma.com

    • Mayra Dancini disse:

      Ahh que bom que você gostou, Ana!!
      Se você fizer me conta, tá?
      Desculpa a demora pra responder, viajei e a internet estava precária!! hehe
      Beijosss

  2. Carla disse:

    Fiz o bolo…Que deliciosoooo! Nem parece que é fit… não perde nada para os bolos feito com farinha branca e açúcar… Muito bom mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>