Receita fit: Molho de tomate caseiro

Molho _Fotor_Collage
Olá pessoal!
Hoje eu vou dar a minha receita de molho de tomate caseiro! Eu cresci comendo molhos caseiros da minha avó e minha tia e hoje em dia é difícil eu gostar de algum desses molhos prontos que compramos nos mercados, mesmo aqueles que dizem ser naturais, com toque caseiro, whatever! Sem falar que para uma vida mais equilibrada é muito importante que a ingestão de alimentos industrializados seja a menor possível! Assim evitamos a ingestão de excesso de sódio, produtos químicos e conservantes que são desnecessários e podem fazer mal para nosso organismo. 
Essa receita é muito simples de preparar, só tem que ter um pouco de paciência na hora de retirar a pele dos tomates ou na hora de apurar o molho.. o bom é que a receita rende bastante e dá para congelar!!
Anotem aí a receitinha!Molho de tomate caseiro
 
Ingredientes:
- 2 kg de tomates bem maduros
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1 cenoura grande picada em rodelas  (para tirar a acidez)
- Sal a gosto
- 200 mL  de água filtrada
 
Modo de preparo:
1. Retire a pele dos tomates (pode ser do jeito que você preferir: colocando os tomates diretamente na chama do fogão ou ferventando os tomates).
2. Corte os tomates ao meio e retire as sementes e a parte branca. Corte também a cenoura em pedaços.
3. Coloque parte dos tomates despelados e sem semente no liquidificador com 200 mL de água e comece a bater até ficar homogêneo. Adicione o restante dos tomates poucos. Se precisar, faça em 2 ou 3 etapas para não encher muito o copo do liquidificador.
4. Vá colocando o tomate batido numa panela caçarola (eu uso a maior que eu tenho, pois essa receita rende muito molho e também para evitar transbordar quando ferver).
5. Deixe um pouco de tomate batido no liquidificador e então adicione as cebolas, a cenoura e o alho e bata até triturar tudo e o caldo ficar homogêneo. 
molho de tomate natural

Todos os ingredientes batidos, antes do cozimento

6. Coloque tudo na panela e adicione sal a gosto.
7. Cozinhe o molho por uns 45 minutos a 1 hora, mexendo eventualmente, e então apure o molho até a consistência desejada.
 

Molho de tomate natural

Molho de tomate pronto

Essa receita rende em torno de 2 a 2,5 L de molho.
Você pode separar um pouco para comer no dia e o restante dividir em potinhos e congelar! Eu congelo em potinhos de meio litro pois acho que essa quantidade é ótima para preparar um macarrão bem gostoso para dois ou até 4 pessoas.
Essa receita é básica, por isso pode servir de base para molhos mais incrementados. Você pode fazer do seu jeito e adicionar o que tiver vontade.. pode colocar manjericão, pimenta, orégano, fazer um molho bolognesa, molho rosé e adicionar ao macarrão ou lasagna (com massa integral de preferência, hehe)! Enfim, é super prático e delicioso! 
Lembrando que esse molho não tem conservantes, se não for congelar, mantenha na geladeira por no máximo 1 semana. Molho de tomate caseiro
 
Espero que vocês gostem e aproveitem a receita!!
Me contem se vocês prepararem ou postem lá no instagram com as hashtags #projetobelaefit ou #belaefitbymay
 
Beijos
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. claudia de carli disse:

    Boa noite
    Me ajuda a comer sem SAL e ficar com sabor . Como posso substituir ?
    Obg.

    • Mayra Dancini disse:

      Olá Claudia! Boa noite!
      Se você quer evitar completamente o sal de cozinha comum, composto por cloreto de sódio, tem algumas alternativas.
      Você pode não usar nada de sal mas investir nos temperos de sua preferência. Alho, cebola, cebolinha, oregano, pimentas, coentro, cumin, entre muitos outras. A mistura de ervas e temperos deixa a comida muito saborosa! É legal ir tirando o sal gradativamente e ir caprichando nos temperos, assim você vai acostumando o paladar aos poucos até conseguir tirar completamente o sal. Eu tenho feito isso e eu coloco pouquíssimo sal na minha comida hoje em dia!
      Uma alternativa ao sal de cozinha é o Salgante que contém somente cloreto de potássio, nada de cloreto de sódio. O sabor do cloreto de potássio é diferente mas vai ajudar a salgar e intensificar o sabor da comida. Porém, pessoas que tem insuficiência renal (e parece que um terço dos hipertensos tem problemas renais) tem que tomar muito MUITO cuidado com o Salgante, pois o cloreto de potássio pode acumular no sangue e causar arritmias cardíacas. Então, nesses casos é sempre bom pedir a orientação de um médico de confiança para saber se é seguro o consumo do Salgante.
      Espero ter ajudado!
      Seja sempre bem-vinda!

  2. Ju disse:

    E onde entra a cenoura?

    • Mayra Dancini disse:

      Olá Juliana,
      Você bate no liquidificador junto com um pouco de molho de tomate, as cebolas e o alho.. na etapa 5 da receitinha!
      Obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/belaefitbymay/www/wp-includes/functions.php on line 3314