A importância da vitamina D para a saúde

vitamina D

A vitamina D é um nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. É conhecida como a vitamina do Sol porque pode ser produzida pelo organismo a partir da exposição da pele aos raios solares. Neste caso, há formação da pré-vitamina, transformada pelo fígado em vitamina D.

Existem dois tipos desse nutriente: a vitamina D2 e a vitamina D3. A primeira tem origem vegetal, sendo encontrada em alimentos como cogumelos. É a principal forma utilizada nos suplementos alimentares (encontre aqui). Já a vitamina D3 é a que o nosso organismo produz com a exposição solar, sendo essa responsável por 80% da obtenção da quantidade necessária diária de vitamina D, que em geral é de 600 UI (UI = Unidades Internacionais). A vitamina D3 também pode ser encontrada em fontes animais como óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, leite, atum e sardinha em conserva, salmão e bife de fígado.

alimento fonte de vitamina d

Conheça os principais benefícios dessa vitamina para a saúde:

Importante para os ossos: regula a absorção de cálcio, fixando-o nos ossos.

Previne doenças crônicas: ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e melhora a função dos vasos sanguíneos, sendo interessante para a prevenção de diabete e hipertensão.

Combate infecções: atua na produção das células do sistema imunológico.

Equilibra outros minerais: participa da homeostase (equilíbrio) do cálcio e fósforo, importantes para a saúde dos ossos.

A carência de vitamina D no organismo, causada especialmente pela baixa exposição solar e pelo consumo ineficiente de alimentos fonte de vitamina D, pode causar problemas ósseos, como raquitismo, osteoporose e osteomalácia, doenças cardiovasculares, diabete e câncer (veja mais aqui).

Embora o Brasil seja um país tropical, a deficiência dessa vitamina é muito comum pelo longo tempo que ficamos em ambientes fechados e pelo uso de protetor solar, que protege a pele, mas também impede a produção de vitamina D.

Recomenda-se a suplementação de vitamina D quando houver sinais de carência, que podem ser verificados por meio de exame de sangue. Idosos e gestantes são um grupo de risco para a deficiência de vitamina D, por isso é indicado o uso de suplemento. No entanto, procure um nutricionista para verificar a necessidade de suplementação de vitamina D.

Comente abaixo caso tenham surgido dúvidas!!

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *