Dormir bem ajuda a emagrecer

Dormir-emagrecer-bela-e-fit-by-may

O sono é um momento muito importante para inúmeras funções biológicas, além do descanso do corpo. No entanto, uma boa noite de sono está se tornando cada vez mais rara, principalmente nas grandes cidades. Nossas vidas estão mais agitadas e quando finalmente conseguimos deitar a cabeça no travesseiro, vem aquele mar de preocupações que não nos deixa dormir tranquilamente, não é mesmo?

Mas, saiba que a privação do sono não causa somente mau humor e falta de concentração no dia seguinte, como também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. Sim, uma noite mal dormida pode prejudicar o emagrecimento, favorecendo o ganho de peso!sono-bela-e-fit-by-may

A serotonina é um hormônio que regula o apetite e a saciedade, enquanto a melatonina faz a regulação do sono, além de ter ação antioxidante e participar da resposta imunológica. A melatonina é sintetizada a partir da serotonina, ou seja, quando não dormimos bem o suficiente, a melatonina altera a serotonina, que por sua vez causa alteração no final do dia, na melatonina. Esse ciclo resulta em um desequilíbrio na fome, saciedade e sono.

Com esses dois hormônios desregulados, sentimos fome e maior vontade de comer, o que prejudica a manutenção do peso. Além disso, a privação do sono causa diminuição na produção do hormônio do crescimento, conhecido como GH. O resultado desse desequilíbrio? Acúmulo de gordura e perda de massa muscular.Dormir-emagrecer-bela-e-fit-by-may

A boa notícia é que conseguimos regular esses hormônios com a ajuda de alguns nutrientes. A serotonina é produzida pelo triptofano, um aminoácido encontrado em alimentos como banana, leite e oleaginosas. O consumo de vitaminas do complexo B, encontradas nos cereais integrais, aveia, vegetais verde-escuros, e do magnésio presente também nos cereais integrais e oleaginosas contribui para a produção da serotonina.

Quer saber mais? Veja outras dicas para ter uma boa noite de sono:

  • Não diga não ao carboidrato!
    Ele é importante para que o triptofano entre no cérebro. Comer uma banana com mel e canela na ceia pode ser uma boa opção.
  • Tome uma xícara de chá.
    Camomila e maracujá induzem ao relaxamento e ajudam a melhorar o sono.
  • Evite bebidas alcoólicas e fontes de cafeína!
    Essas bebidas podem minimizar a produção da melatonina e, consequentemente, alteram o sono.
  • Priorize alimentos leves à noite!
    Refeições gordurosas prejudicam a digestão e favorecem o acúmulo de gordura, já que o metabolismo tende a ficar mais lento durante a noite.

Além dos cuidados com a alimentação, é fundamental dormir em um quarto escuro e silencioso, sem interferências que possam prejudicar o sono, como uma televisão ligada, por exemplo. Tenha horários fixos para dormir e acordar, tente não levar suas preocupações para a cama e evite exercícios físicos pouco antes dormir. Boa noite!

Beijos e até a próxima!

Parceria: Natue
Fonte das imagens: freepik.com

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/belaefitbymay/www/wp-includes/functions.php on line 3314