Mito ou verdade: a alimentação tem associação com a acne?

Olá pessoal!

Vou começar uma série de posts falando sobre ACNE aqui no blog. Um dos motivos é que venho sofrendo com esse problema desde o ano passado, depois de “véia”, em que tive que lançar mão de diversas estratégias e quebrei muito a cabeça para descobrir o que estava acontecendo e como tratar. Ainda estou na luta e já percebo que minha pele ganhou diversas marcas que vão dar trabalho para sair (se sairem). Quero então passar diversas informações e dicas sobre este assunto pois sei que MUITA gente sofre com a acne, muito pior do que a minha inclusive, e sei como é algo que incomoda, diminui nossa auto-estima e precisa de cuidado.
Por isso, nesse primeiro post da série o assunto é a acne associada à alimentação. Todos sabemos que uma alimentação saudável e balanceada é um dos grandes passos para uma pela bonita e saudável. Este post foi elaborado em parceira com as nutricionistas da Natue. Vamos ver as dicas!!

Existem diversos tipos de acne, que podem ocorrer em todas as pessoas, porém, em menor intensidade em orientais e negros. É muito comum na época da adolescência, atingindo cerca de 95% dos meninos adolescentes e 83% das meninas. Acontece em decorrência de influência genética, hormonal, hiperqueratinização folicular e secreção sebácea. A teoria da associação de fatores ambientais e acne está relacionada a produção de sebo, visto que um possível aumento da insulina, associado à presença de outros fatores, estimula a produção do sebo.

A acne está relacionada não a quanto se come, mas ao que se come. Muitos estudos têm demostrado que alimentos de elevado índice glicêmico podem gerar uma secreção sebácea acentuada.

Confira os alimentos que podem favorecer o surgimento da acne:Acne-alimentacao-bela-e-fit-by-may

  • Alimentos que aumentam o açúcar no sangue: como a farinha de trigo e seus derivados como pão, bolo, biscoitos e bolachas, além de doces, chocolates, refrigerantes e sucos industrializados.
  • Leite: também pode elevar a insulina no sangue e pode conter muitos hormônios que podem favorecer a formação da acne; outro ponto é que o leite pode ter iodo, devido ao uso de soluções à base de iodo nos equipamentos de ordenha, e isso também poderia levar ao aumento da acne.

Para ter melhora do quadro de acne é necessário ter uma alimentação rica em verduras, legumes, cereais integrais e evitar os alimentos refinados e derivados de leite.

Os nutrientes que podem auxiliar no controle da acne são:

  • Ômega 3: tem importante ação anti-inflamatória.
  • Vitamina A e zinco: presentes em cenoura, mamão, vegetais verde-escuros, nozes e carnes vermelhas, já que diminuem a formação da acne.

O chocolate é realmente o grande vilão da acne?acne-chocolate-bela-e-fit-by-may

Por ter em sua composição leite e açúcar, o chocolate pode agravar a acne. Isso acontece pois esses alimentos (e os citados acima) estimulam os receptores hormonais da pele e podem causar o mau funcionamento das glândulas sebáceas. O resultado é que o sebo produzido se acumula dentro dos poros e fica susceptível à proliferação de bactérias dando origem à acne.  Então, pode-se dizer que esses alimentos indiretamente podem causar acne sim. Já as versões de chocolates funcionais, sem lactose, sem açúcar e com alto teor de cacau, podem fazer parte de uma dieta variada.


Espero que tenham gostado desse post e que seja útil para vocês! No próximo post eu vou falar sobre onde acne aparece e quais suas possíveis causas. Então, fiquem ligadinhos!

Beijos e até breve!

Fonte das imagens: stockvault.com

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

8 Discussion to this post

  1. disse:

    Muito interessante! Duro é a tpm que não deixa a gente longe do chocolate rsrs

  2. […] POST: Mito ou Verdade: a alimentação tem associação com a acne? […]

  3. Ana disse:

    Olá, Mayara! Prazer em conhecê-la! Acabei de ver que o seu blog foi um dos escolhidos pela CBBlogers como Top Blogs da semana! Parabéns! Aproveito para te cumprimentar também pelo assunto do post! Muito legal! Não sou lá muuuito de chocolate mas conheço muita gente que ama! Indicarei o seu post para que elas possam ler! Tudo de bom pra vc! Beijos..

  4. Ana Paula de Azevedo Marques disse:

    Parabéns Mayra! Sucesso hein?! Beijos

  5. Adriana Souza disse:

    Parabéns, postagem muito interessante.

  6. Thais Ojeda disse:

    Olaa Eu vi uns videos seus mais recente e Vi q suas marcas De acne tipo aqueles furinhos que ficam apos a ida das mesmas sumiram,E GOSTARIA muito que me falasse que tratamentl usou para sumirem pos estou desesperada pq minha pele marcou !Mt obrigada pela atencao bjss????

    • Mayra Dancini disse:

      Oiii Thais!!
      Obaaa, obrigada por assistir meus vídeos!! Fico muito contente!!! 😀
      Simmm menina, minha pele tem melhorado demais nos últimos tempos! Que legal que você reparou!! 🙂 Nossa, e foi uma super coincidência porque hoje mesmo respondi a um comentário no meu canal exatamente sobre isso!!
      Então, basicamente ando tratando faz mais de um ano.. mas não tenho um tratamento específico… fui testando algumas coisas durante esse tempo todo e vem ajudando, a textura da minha pele realmente está bem melhor!
      Quando eu estava morando ainda no Brasil, eu fiz um peeling the ácido retinóico com a minha dermatologista, ajudou bem a iniciar o processo de renovação da pele.. mas logo me mudei e não consegui continuar o tratamento com ela. Então, assim que me mudei pros EUA eu comecei a pesquisar produtos que ajudassem na hidratação e melhora da textura da pele e nas manchas.. Não sei se você viu meu vídeo sobre minha rotina de cuidados com a pele de uns meses atrás (tem o post aqui no blog tbm mostrando os produtos que mencionei no vídeo). Mas basicamente, o que eu posso dizer que fez diferença nesse começo (após peeling da dermato) foi um serum da Clinique, o Turnaround e ter começado a usar aquele Clarisonic pra limpar a pele, principalmente porque tenho a impressão que ele tbm ajuda a ativar a circulação… não sei se ajuda mesmo, mas eu acredito que sim hhehehe. Então, além disso eu venho caprichando na limpeza, hidratação e proteção solar da pele.. e uma vez por semana eu faço esfoliação física da pele..antes usava só o esfoliante da St. Ives pra ajudar a remover a camada de pele morta e fazer os produtos absorverem melhor. Daí mais recentemente eu venho testado vários outros produtos e que parecem também ter feito uma super diferença… parece que acelerou o processo de melhora da textura da pele, sabe! E esses produtos tem em comum as substâncias ácido lático e/ou ácido glicólico, que ajudam a esfoliar a pele quimicamente, na re-texturização e ainda hidratam… testei os seruns de ácido lático Good Genes da Sunday Riley e o de ácido glicólico da Drunk Elephant (venho procurando alternativas mais baratas porque eles são bemmm carinhos.. aiai) e tenho amado. E o esfoliante que ganhei de amostra recentemente e venho testando é um da Kate Somerville, o ExfoliKate, que é bem parecido ao St. Ives em relação a textura e cor mas ele tem ácido lático e ácido glicólico (se não me engano), e é simplesmente incrível, um dos melhores produtos que já testei!! Infelizmente é caro pra caramba e não sei se vende no Brasil (espero que minha amostrinha ainda dure bastante hahaha).. mas olha, acho que deve valer cada centavo! Tenho usado ele intercalando com o da St. Ives e minha pele anda cada vez mais lisinha! Daí eu acho que é um conjunto dessas coisas (e uma paciência de Jó.. rsrs) que tem feito minha pele melhorar bastante… ando cuidando religiosamente e está dando certo! Mas, conversa com sua dermatologista pra ela te falar melhor em termos técnicos o que cada tipo de substância (ácidos retinóico, lático e glicólico) faz e qual tratamento seria mais indicado pra você! Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.. 🙂
      Depois me fala qual tratamento você decidiu seguir ou produtos que está usando!
      Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *