5 dicas para uma pele saudável

Aí vem o verão! Temporada de sol, piscina e muito calor! Com isso, é inevitável não usarmos roupas que deixem nossa pele mais a mostra! Mas, agora te pergunto: como está a sua pele? Excesso de oleosidade, acne, poros abertos e descamação são um sinal de que ela não vai bem. Mas, não se preocupe! Com algumas dicas, você vai ver que cuidar da pele não é tão difícil assim, mas exige disciplina e atenção diária.

Sol com moderação: a exposição ao sol é muito importante para a síntese da vitamina D, um nutriente que participa da absorção do cálcio, no entanto, a exposição excessiva ao sol é muito prejudicial para a pele: pode acelerar o aparecimento de rugas, manchas e aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, usar filtro solar e evitar se expor ao sol entre as 10h e 16h, quando os raios são mais intensos, é essencial para a saúde da pele.

Limpeza diária e hidratação: nada de ficar com preguiça de remover a maquiagem antes de dormir! A limpeza adequada da pele retira as impurezas e a oleosidade acumuladas durante o dia. Lave o rosto com água, de preferência fria, com um sabonete específico para a sua pele. A hidratação também é muito importante, mesmo que você tenha a pele oleosa.

Evite o açúcar: o excesso de açúcar é inimigo da pele saudável, isso porque ele prejudica o colágeno natural da pele, fazendo com que ela perca a sua elasticidade. O açúcar causa uma reação chamada glicação, na qual ele se liga às células, impedindo a sua renovação. O resultado da glicação é o envelhecimento da pele, com o aparecimento das rugas e linhas de expressão, além da flacidez e perda de viço.

Beba água: manter o corpo hidratado é muito importante para a saúde da pele, já que a desidratação favorece as rugas. Lembre-se de que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Alimente-se bem: o consumo de frutas, legumes e verduras faz bem para a saúde em geral, principalmente para a pele. O consumo de antioxidantes, presente nestes alimentos, colabora para o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Texto elaborado por nutricionistas da Natue.

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Discussion about this post

  1. fits disse:

    Muito boa a dica estava procurando achei a solução aqui . obrigado .. me ajudou muito mesmo. valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *