A aveia e seus benefícios para saúde

Olá pessoal, tudo bem??

Hoje o assunto é sobre saúde!! As nutricionistas da Natue, parceira do blog, prepararam um texto bacana sobre a aveia, já que este é um dos assuntos que geram bastante dúvidas! 

A aveia é um dos cereais mais consumidos no mundo, possui sabor suave e pode ser ingerida de diversas maneiras, com frutas, iogurtes, na forma de mingau ou adicionada em diversas preparações, como bolos, pães, entre outros.

Existem diferentes tipos de aveia, como a aveia em flocos, obtida a partir da aveia inteira prensada, por isso não sofre grandes perdas de nutrientes; farelo de aveia, é a casca do grão de aveia, contém alto teor de fibras; e a farinha de aveia, com menor teor de fibra, já que é obtida da parte interna do grão.
A aveia é muito rica em nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, entre outros, além de silício, um mineral que participa da formação das células de colágeno, importante para a sustentação da pele e prevenção de rugas.
A aveia é naturalmente isenta de glúten, porém, aqui no Brasil, é contaminada durante o processo produtivo. O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte, que pode causar problemas de saúde para pessoas com doença celíaca ou que tenham algum tipo de hipersensibilidade a essa proteína. No entanto, já existem marcas disponíveis totalmente isentas de glúten.
Para pessoas que seguem uma dieta sem glúten ou apresentam doença celíaca, é recomendado não consumir aveia, porém, como o teor de glúten é menor que nos demais cereais em que está presente, a tolerância à aveia será individual.
Dentre os principais benefícios da aveia destaca-se seu papel no controle do colesterol, por ser fonte de uma fibra chama betaglucana, que reduz a absorção do colesterol proveniente da alimentação, obrigando o organismo a utilizar o colesterol do sangue para diversas funções essenciais. Além disso, a aveia ajuda no controle da diabete.
No intestino, as fibras da aveia são fermentadas estimulando o crescimento de bactérias benéficas, melhorando, assim, a absorção de nutrientes e o sistema imunológico.
Por ter capacidade de absorver água no estômago, a aveia aumenta seu volume, bem como torna a digestão mais lenta, proporcionando uma sensação prolongada de saciedade, o que ajuda a reduzir o consumo alimentar e promover a perda de peso.
Por isso, a aveia é considerada um alimento funcional e deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.

Natue

Me contem se vocês consomem aveia no dia a dia!!

Beijos

Fonte da imagem: http://www.jornalglobal.com/wp-content/uploads/2015/02/aveia.jpg
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Discussion about this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *