O controle da ansiedade com a alimentação

Olá pessoal! 

A rotina muito agitada, os diversos compromissos a serem cumpridos, a falta de tempo para relaxar e fazer exercícios físicos são alguns dos fatores que causam a ansiedade. Esse transtorno é um dos grandes problemas atuais da modernidade, tão dinâmica, tecnológica e acessível, mas também tão estressante e competitiva! Um dos métodos mais convencionais utilizados no tratamento da ansiedade consiste na administração de ansiolíticos, remédios receitados por médicos habilitados, como psiquiatras e neurologistas, e seu uso deve ser consciente e monitorado.
No entanto, também é possível buscar o controle da ansiedade usando métodos mais naturais, como se exercitando e também pelo consumo de diversos alimentos que contém os nutrientes necessários para reestabelecer nosso equilíbrio bioquímico! E é exatamente disso que se trata o post de hoje! As nutricionistas da Natue, parceira do blog, explicam tudo direitinho! 
 
A ansiedade é um transtorno que gera medo antecipado e exagerado, provocando prejuízos sociais e à saúde do indivíduo. No entanto, existem diversos nutrientes que podem ajudar no tratamento da ansiedade, por isso, é importante ficar ligado à alimentação. Confira os nutrientes mais importantes:
 
· Vitamina C: ajuda a controlar o estresse e reduz o risco de desenvolvermos ansiedade e insônia. A vitamina C auxilia a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. 
Onde encontrar? Frutas cítricas, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba, além de vegetais como pimentão e brócolis.
 
· Vitamina D: mantém níveis adequados de vitamina D, evita sintomas de ansiedade e até psicose. 
Onde encontrar? Alguns alimentos que fornecem vitamina D são gema de ovo, cogumelos e sardinha. Tomar sol: 15 minutos de sol por dia também ajuda a obter a vitamina D. 
 
· Vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12): importantes para a produção de serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a fase pré-menstrual. 
Onde encontrar? Cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas (como a avelã) e vegetais verde-escuros (como o espinafre). 
 
· Magnésio: tem ação antidepressiva, reduz os sintomas da fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. 
Onde encontrar? Sementes oleaginosas (como castanhas e chia), na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais (como o arroz integral). 
 
· Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e a depressão. 
Onde encontrar? Semente de abóbora, soja e castanhas.
Texto: Elaborado por Carolina Arbache, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.
Espero que tenham gostado dessas informações!
 
Eu mesma sou muito ansiosa e já passei por vários altos e baixos. Atualmente tento controlar com a alimentação e a prática de exercícios físicos, manter meu hobby e tentar relaxar com a família e amigos. 
Me contem como vocês controlam a ansiedade!
 
Beijos

Fonte da imagem: http://www.nucleointegrado.med.br/tratamento/transtornos-de-ansiedade/
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

6 Discussion to this post

  1. Ní fertiti disse:

    Essa postagem foi mto mto mto útil para mim, flor! Adorei

  2. Mayra Dancini disse:

    Que bom Ní!!!
    Fico muitooo feliz!! =D
    Beijos, florzinha!

  3. OLá Mayra, ouvi falar de ti no blog “carolmautone”, gostei e deu-me curiosidade em vir conhecer-te. Logo de chegada adorei esse post e digo que terei mas atenção no que me falta (em termos de alimentos) para combater a ansiedade 🙂
    Gostei do teu blog e vou segui-lo, segue de volta?

    *XoXo
    http://www.helenaprimeira.blogspot.pt
    https://www.youtube.com/watch?v=u8FHHl3dT3g
    https://www.facebook.com/PrimeiraPanos?ref=hl

    • Mayra Dancini disse:

      Olá Helena!
      Fico muito feliz que gostou do blog e espero que essas informações te ajude! =D
      Vou visitar seu cantinho sim!!
      Beijoss e seja sempre bem-vinda =)

  4. Eliane Saluto disse:

    Gostei muito do post. Parabéns

  5. […] O controle da ansiedade com a alimentação […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *