Cinco dicas para manter a forma durante a gravidez

como manter a forma durante a gravidez

Olá pessoal!

Hoje as dicas serão para as futuras mamães em homenagem à algumas amigas que estão esperando nenê! Dúvidas sobre o que comer ou não estão sempre presentes na cabeça das futuras mamães, já que tudo o que consomem é passado diretamente para o bebê. Vejam aqui 5 dicas de ouro para auxiliar as mulheres grávidas a se manterem saudáveis e em boa forma durante a gestação. 

 

1 – Aveia para controlar o colesterol

É recomendado o consumo de aveia, já que durante a gestação a grávida apresenta sintomas indesejáveis como constipação (ou “intestino preso”). Uma dieta rica em fibras, com vegetais, frutas e a aveia, por exemplo, é essencial para promover um funcionamento adequado do intestino. A aveia ainda é rica em betaglucana, um tipo de fibra alimentar que, além de auxiliar na função intestinal, também ajuda no controle do colesterol e na redução da absorção do açúcar na dieta, prevenindo a diabete. Por aumentar a saciedade, a aveia também ajuda no controle de peso.

 

2 – Já ouviu falar em probióticos?

Ainda para ajudar no bom funcionamento do intestino é indicado o consumo de probióticos, bactérias benéficas que estimulam o funcionamento intestinal e melhoram a absorção de nutrientes. Com um intestino saudável, há melhor aproveitamento de vitaminas e minerais, tornando a mãe e o bebê ainda mais saudáveis.

 como manter a forma durante a gravidez

 

3 – Camomila para diminuir a ansiedade

Outro aliado durante a gravidez é o chá de camomila, que auxilia na melhora do sono e na redução da ansiedade, comum na gestação, e que pode levar a um aumento no consumo alimentar. Assim, a camomila também pode ajudar a manter a boa forma, mas seu consumo não deve ser excessivo, e nem conter adição de açúcar no chá.

 

4 – Chocolate pode!

Os chocolates convencionais não são boas opções para se consumir na gestação, mas a boa notícia é que os chocolates funcionais são melhores opções para as gestantes que gostam de saborear essa delícia. Geralmente são elaborados sem açúcar, sem gorduras trans e com alto teor de cacau, normalmente acima de 50%. Embora tenham mais benefícios, é importante ressaltar que ainda assim, devem ser consumidos com moderação. Cerca de 30g ao dia já é suficiente.

 

5 – Quinoa para aumentar a sensação de saciedade

Uma boa opção também é consumir quinoa, que possui alto valor proteico e oferece todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não é capaz de produzir, mas que são importantes durante a gravidez, ajudando na formação dos tecidos. Também possui boa quantidade de carboidratos e fibras, que aumentam a saciedade. Pode ser consumida na forma de salada ou como substituto do arroz e feijão, deixando a dieta mais variada.

Texto: Natue (www.natue.com.br).
Imagens: freepik.com

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Discussion about this post

  1. Amanda Bueno disse:

    Nossa! Amei os pontos do post! Adorei o Blog! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *