Efeitos do chá de hibisco na saúde e no emagrecimento

O chá de hibisco é extraído da planta Hibiscus sabdariffa, que é diferente da flor ornamental Hibiscus rosa-sinesis, cultivada em jardins. A Hibiscus sabdariffa oferece muitos benefícios para a saúde, pois tem propriedades antioxidante, digestiva, diurética, calmante e laxante, sendo procurada, principalmente, com o objetivo de ajudar no processo de emagrecimento.

flor de hibisco

A ação antioxidante do chá de hibisco se dá pela presença dos flavonoides, compostos bioativos que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e maior risco de doenças. Por ser diurético, o hibisco é um aliado no combate à retenção de líquidos, que provoca inchaços, especialmente nas pernas.

O hibisco ganhou fama de chá para emagrecer porque tem substâncias com ação anti-inflamatória, além da antioxidante, que diminui a inflamação das células e o acúmulo de toxinas que prejudicam a perda de peso. Além disso, o chá de hibisco pode interferir na absorção e eliminação de gorduras, além de controlar a resistência à insulina.

chá de hibisco emagrecedor

Quer mais motivos para incluir o chá de hibisco no seu plano alimentar? Ele tem ação hipotensora, ou seja, pode ajudar a diminuir a pressão arterial, além de auxiliar na redução do colesterol e ter ação antibacteriana e antifúngica, sendo interessante para a prevenção de infecção urinária.

Para preparar o chá de hibisco, basta fazer uma infusão com as flores: aqueça 1 xícara de água e, assim que começarem a surgirem as primeiras bolinhas na água, desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá do hibisco. Deixe em infusão por, no máximo, 10 minutos. Você pode servir o chá quente ou gelado. Por ter ação diurética, evite tomá-lo antes de dormir. O aumento da vontade de fazer xixi durante a noite pode se tornar um incômodo!

Se você não aprecia o sabor levemente azedinho do chá de hibisco, pode consumi-lo em cápsulas ou em forma de pó instantâneo, de forma prática e muito saborosa, já que o hibisco em pó pode ser encontrado em diversos sabores, como abacaxi com hortelã, frutas vermelhas, limão, uva, entre outros.

Cuidados com o chá de hibisco

Apesar dos diversos benefícios, assim como qualquer outra planta, este chá também deve ser consumido com moderação para não causar toxicidade e uma sobrecarga dos rins e do fígado. A quantidade recomendada diária é de no máximo 200 mL (6g da planta desidratada). O consumo em excesso pode levar à perda de eletrólitos (como sódio e potássio) afetando a musculatura e a pressão arterial. Além disso, as grávidas, mulheres em fase de amamentação e em período fértil devem evitar tomar esse chá ou devem consultar um médico para que ele indique a quantidade máxima que pode ser ingerida em cada caso. As contraindicações se devem à ação diurética do chá e à um desequilíbrio hormonal que pode ocorrer. Estudos indicam que o consumo de chá de hibisco regularmente pode afetar os níveis de estrogênio e inibir temporariamente a ovulação, gerando uma infertilidade transitória.

Portanto, com prudência e equilíbrio o chá de hibisco pode ser um ótimo aliado para sua saúde.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje!

Beijos e até a próxima!

 

Imagens: dietaja.org e vivomaissaudavel.com.br

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. fatima capra disse:

    odorei conhecer a importancia do hibisco. vou experimentar!!!! bjs querida

  2. Di Monteiro disse:

    Apesar de não precisar emagrecer, mas não sabia das outras propriedades, como antioxidantes tbm. E eu adoro esse chazinho, ele é muito bom!
    Bjs. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *