Hábitos saudáveis que ajudam a emagrecer

Olá pessoal!

Agora que o carnaval passou costumamos dizer que o ano começou de verdade! Então, Feliz Ano Novo para todos e vamos todos voltar com força total no trabalho e também nos hábitos saudáveis, que em geral, ficam meio esquecidos durante as festas de final de ano e férias!

Manter o peso adequado vai muito além da questão estética: é essencial para a manutenção da saúde, já que a obesidade é considerada um problema grave e com diversas complicações a longo prazo, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, hipertensão arterial e até câncer.

Atualmente, existem muitas dietas que prometem um emagrecimento rápido e milagroso, porém há grande risco em segui-las, já que muitas vezes proíbem o consumo de algum grupo alimentar ou de determinados alimentos, podendo causar prejuízos à saúde e deficiências nutricionais.

Para emagrecer não tem segredo, basta aliar a prática de exercícios com uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, evitando o consumo de alimentos refinados, ricos em açúcar ou industrializados e ricos em sódio. Confira algumas dicas que as nutricionistas da Natue deram para potencializar a perda de peso e emagrecer com saúde:

  • Não fique em jejum: permanecer mais que 3 horas sem se alimentar pode favorecer o acúmulo de gordura corporal através da ação de um hormônio chamado cortisol, principalmente na região abdominal. Fazer pequenos lanches ao longo do dia também ajuda a manter a fome controlada, principalmente nas refeições principais, evitando o consumo excessivo de alimentos.
  • Aumente o consumo de fibras: além de auxiliar o funcionamento intestinal, também aumenta a sensação de saciedade, controlando a fome. Uma boa dica é começar as refeições com um prato de salada com legumes e verduras cruas, além de incluir frutas nos lanches. É importante também aumentar o consumo de água, já que o excesso de fibras, sem água, pode causar prisão de ventre.

Salada

  • Priorize os carboidratos integrais: substitua as versões refinadas pelas integrais, como arroz, macarrão, pães, entre outros. São mais ricos em fibras e nutrientes, principalmente magnésio e vitaminas do complexo B.
  • Varie o cardápio: o ideal é consumir de 3 a 4 porções diárias de verduras e frutas distribuídas ao longo do dia. A forma ideal de preparo é refogada, evitando frituras.
  • Consuma carnes magras: priorize os cortes magros, sem gorduras aparente, frango sem pele e peixes. A forma de preparo também deve ser cozida ou assada, sem frituras.
  • Não se esqueça da água: a água participa de todas as reações do organismo, além de ser importante para distribuição dos nutrientes. A sensação de sede pode ser confundida com fome, levando ao maior consumo alimentar.

Para dicas de como emagrecer sem perder massa magra, clique aqui.

Espero que tenham gostado e que aproveitem as dicas!

Beijos

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Discussion about this post

  1. Adorei suas dicas.
    Faço exercícios fisicos a mais de ano, mas so a dois meses atrás, com a mudança de postura alimentar, que fui realmente começar a ver os resultados no meu corpo, e isso me deixou muito feliz.

    http://tpminterrompida.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *