Por que devemos comer alimentos integrais?!


Em uma dieta saudável não podem faltar os alimentos integrais pois, eles têm diversos benefícios para a saúde, como evitar a Diabetes e problemas intestinais, diminuir o colesterol, além de ajudarem no emagrecimento! 
Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por um processo químico de refinamento, que é feito para dar maior durabilidade, melhor textura e menor preço aos produtos. Assim, nos alimentos integrais as fibras, diversas vitaminas (A, B, B2 e B5) e minerais (cálcio, fósforo e ferro) são preservados, o que dá ao alimento um maior valor nutricional.  
Devido a essas características são vários os benefícios desses alimentos ao corpo:

-Saciedade: por conter fibras o nosso organismo demora mais para digeri-las, fazendo com que a sensação de fome demore mais para aparecer! Além disso, as fibras são benéficas para nosso intestino!

-Índice glicêmico baixo (IG até 55): isso significa que o alimento será digerido mais lentamente e o açúcar contido nele será liberado aos poucos na corrente sanguínea. Assim, quando você ingerir um pão integral (IG = 48) seu organismo não será bombardeado com açúcar (pico de glicose na corrente sanguínea), ao contrário de quando comemos um pão francês (IG = 100) ou um chocolate (IG = 84), por exemplo. Dessa forma os integrais são indicados para pessoas com Diabetes, para preveni-la e também para a perda de gordura.

-Aceleram o metabolismo: A digestão dos alimentos integrais pelo organismo requer um gasto de energia maior do que quando comemos alimentos refinados (farinha branca, arroz branco, batata…) e, consequentemente, ajudará no emagrecimento!

-Ajudam a eliminar gordura e na manutenção do colesterol: os alimentos integrais contêm fibras insolúveis e solúveis. As insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. As fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, legumes, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim (LDL).

Mas cuidado!!

Não é porque o alimento é integral que ele está liberado para ser consumido em grandes quantidades! Devemos nos lembrar que os integrais e os refinados são carboidratos, ou seja, quando consumidos em excesso vão se tornar gordura no nosso corpo. Assim, o ideal é consumir a mesma quantidade de integrais que você consumia antes de refinados! Não se preocupe com as calorias, pois ambos os alimentos em geral tem quantidade de calorias parecidas, ou então os integrais são até mais calóricos. Mas o importante é a quantidade de fibras! Então, não escolha seu pãozinho pelas calorias, e sim pelo mais saudável, com maior valor nutricional! Consuma com moderação =)

Como tudo na vida nada que é feito em excesso faz bem, também temos que equilibrar a quantidade de fibras ingeridas. O órgão governamental americano Food and Drug Administration (FDA), que faz o controle de alimentos e medicamentos, recomenda 25 gramas de fibra por dia, fontes variadas, ou seja, não devemos ingerir somente um tipo de alimento. Se o consumo for maior que 50 gramas por dia, pode causar dores abdominais e formação excessiva de gases.

Dicas!

Inclua alimentos integrais em todas as suas refeições, mas calma, não é tão difícil assim! Aqui estão alguns exemplos: pão integral, arroz integral, aveia em flocos, flocos de arroz, flocos de milho, farelo de trigo, farinha de trigo integral, tapioca, frutas, legumes e verduras. 
Tome cuidado com o que você compra no supermercado! Muitas vezes vamos comprar o pão integral e não sabemos que ele não é tão integral assim! Por isso, fique atento aos rótulos. Os ingredientes são sempre listados em ordem decrescente em quantidade, portanto, se você verificar que no rótulo a primeira coisa que está escrita é “Farinha de trigo enriquecida com ácido fólico”, tem mais farinha branca do que integral!! Eu sugiro procurar outra marca de pão! Por exemplo, tem a linha “Integral Total” da Panco (acima foto) é ótima já que é completamente integral, e gostoso também! O pão “7 grãos integrais” da Nutrella, tem sim farinha integral mas também tem a refinada (ingrediente em segundo lugar). 
Daí vai de acordo com as marcas que você vai encontrar no supermercado. Ás vezes não têm uma marca ou outra, então temos que fazer as escolhas mais saudáveis dentre as opções disponíveis! Só não recomendo mesmo comprar aqueles que vêm escrito a farinha branca em primeiro lugar!
Espero que esse post tenha sido útil para mostrar o quanto os alimentos integrais são importantes para a nossa saúde!!
Beijos 
Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Discussion about this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *