Vários motivos para beber água de coco

Gente, tem coisa mais gostosa do que tomar uma água de coco geladinha quando está fazendo aquele calorão, na praia ou na piscina? Vale até mesmo para se refrescar durante a nossa correria do dia a dia, não é mesmo? Eu adoro! Como andamos passando por umas ondas de calor bem intensas e o verão está chegando, eu resolvi fazer esse post sobre essa bebida natural tão importante!

1. Rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes, a água de coco é um alimento completo, nutritivo e de baixa caloria! Eba!!! Cada 100 ml de água de coco possuem apenas 22 calorias, cerca de 250 mg de potássio(equivalente à necessidade diária), 105 mg de sódio (metade do valor da necessidade diária), e também cálcio, magnésiovitamina C, ferro, zinco e cobre.

2.Ajuda no equilíbrio do metabolismo e previne doenças: Reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, é diurética, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, ativa o sistema imunológico, possui propriedades anti-oxidantes evitando o envelhecimento precoce, e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde promovendo o funcionamento saudável do intestino. Ufa! Quanta coisa! 

3.Super hidratante!! Para os atletas, a água de coco não pode faltar após as atividades físicas intensas! Rapidamente hidrata mais que a água e ainda repõe alguns nutrientes perdidos através da urina e da transpiração. Ela atua como repositor de eletrólitos, como sódio e potássio, substâncias que também protegem contra cãibras. Em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, justamente por ser rica em minerais.

Tem contra indicação?? Podemos dizer que tem sim!! A agua de coco é uma belezinha, mas contém glicose e bastante sódio! Então, pessoas diabéticas, hipertensas e com problemas renais devem consumir esse líquido com moderação! A recomendação diária de consumo da bebida nesses casos não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada. Mas é sempre bom cada pessoa conversar com seu médico sobre a quantidade exata que se deve respeitar.

E a água de coco de caixinha tem as mesmas propriedades da natural?? Tem sim!! A diferença do processo de industrialização é a adição de conservantes. Fique atento à data de validade para garantir odor e sabor normais!

Basicamente, a água de coco é natural, é delícia, é tudo de bom!! Mas, como tudo nessa vida, o consumo deve ser equilibrado.  No entanto, deve ser consumida com frequência para que possa promover todos esses benefícios citados acima….por exemplo: não adianta tomar um dia e achar que sua taxa de glicose no sangue vai voltar ao normal! Hehe

Enfim, o hábito saudável e o equilíbrio são sempre a chave para obter o máximo de benefícios dos alimentos para a saúde!


Espero que tenham gostado do post e que consumam água de coco!

Beijos!!

Mayra Dancini

Química, capricorniana, sensível e apaixonada pela vida e pela beleza dos detalhes a nossa volta. Gosto de aprender como funciona nosso corpo, nosso universo e praticar a arte da maquiagem. Acredito que nada substitui o amor, o respeito, uma boa comida, o sorriso sincero e uma vida ativa e equilibrada.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *